SEPARAÇÃO E REAPROVEITAMENTO CONSCIENTE DO LIXO NAS SÉRIES INICIAIS.

DANIELE MIRANDA LOPES, CLARISSE ISMÉRIO

Resumo


A relação entre a responsabilidade sobre o lixo produzido e cidadania tem início nas atitudes mais básicas e o ponto de partida é uma frase simples, porém importante: “Não jogue lixo no chão”. De um ponto de vista pessoal, jogar lixo no chão é um dos maiores sinais de falta de educação que pode demonstrar um ser humano. Cidadania é uma questão de educação básica, de cuidado com o que é público, de consciência sobre deveres e direitos e também de educação. A questão do tratamento do lixo ainda é algo complexo no Brasil e no mundo e muito se discute sobre os impactos de aterros sanitários e lixões, alega-se que estes são contaminadores de solos e rios e grandes inimigos do meio ambiente. A medida mais eficiente que pode ser tomada em relação ao lixo não é aterrá-lo, incinerá-lo ou deixá-lo ao ar livre.No momento, o que cabe ao lixo é repensar o seu tratamento, sua destinação e sua importância social.  Assim o objetivo da pesquisa desenvolvida foi verificar a importância de trabalhar a separação e reaproveitamento consciente do lixo nas séries iniciais. O método utilizado foi indutivo, tendo por natureza, aplicada por meio de pesquisa qualitativa, onde a pesquisa se deu por meio da observação do participante (pesquisa de campo), esta pesquisa envolve 16 alunos da educação infantil (pré-escola) da escola Monteiro Lobato, localizada no Município de Hulha Negra/RS. Os dados foram coletados através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Observei que a destinação do resíduo orgânico é um dos problemas com os quais convivíamos diariamente na escola, sabendo que este tema deverá ser trabalhado todo ano letivo com os alunos, foi apresentada uma proposta de separação adequada do lixo orgânico na escola para construção da composteira. Consistia em retirar o lixo orgânico em recipientes adequados do refeitório da escola para serem depositados na composteira, na qual os alunos trabalharam diariamente com os restos, mexendo, virando para então virar adubo. Esse adubo foi utilizado na a horta escolar. Percebi que o projeto contribui muito para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem, no sentido de fortalecer a temática de desenvolvimento sustentável e fez com que os alunos levassem esta proposta para suas residências, havendo, com isso,a melhoria da qualidade de vida dos seus familiares. Através de todas as conversas, questionamentos e observações feitas durante a pesquisa, conclui-se que os alunos aprenderam de maneira consciente a separar e reaproveitar o lixo orgânico e desde então partilham todas as experiências positivas para outras pessoas que visitam a escola. Desse modo esta intervenção se fez necessária e fizeram diferença na vida dos educando.


Palavras-chave


Conscientização, separação, reaproveitamento do lixo.

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