O JORNALISMO IMPRESSO NA INTERNET: A NARRATIVA DO ESTADÃO A PARTIR DA FERRAMENTA STORIES NO INSTAGRAM

FABIO ECHEVERRIA DE QUADROS, DHÉSIKA DE SOUZA VIDIKIN, TAIANE VOLCAN

Resumo


O presente trabalho pretende analisar como o jornal impresso tem se reinventado através dos novos recursos proporcionados pelos sites de redes sociais. Nessa convergência midiática do jornalismo, diversos jornais buscam uma forma de inovar e de atrair mais leitores e assinantes. Recentemente, o Jornal Estado de São Paulo (Estadão) encontrou na ferramenta Stories (Agosto/2016) uma forma inovadora de utilizar a rede social Instagram para construir e divulgar suas matérias a partir de narrativas curtas. A partir da observação destas tentativas de ressignificação do jornalismo impresso no ambiente virtual, este trabalho se propõe a analisar o conteúdo publicado através do perfil do Instagram do Jornal Estado de São Paulo utilizando a ferramenta stories.  Para este estudo, embasamo-nos no conceito de Cibercultura de Pierre Lévy (1999), e também nas considerações do livro Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes (2011). Com o intuito de analisar a transformação do jornalismo impresso para o online, foram analisados vídeos publicados diariamente no perfil do Jornal Estado de São Paulo no Instagram, no período de julho a agosto de 2017. Esta pesquisa tem como base o método quali-quantitativa, pois buscamos analisar que impacto isso proporcionou ao veículo de comunicação, levando em conta, também, o aumento no número de seguidores, visualizações, crescimento de assinantes e se a inovação do jornal através desse método conseguiu atrair o mais variado tipo de público. A partir de pequenos vídeos, com até 15 segundos, divulgados na ferramenta do Instagram pelo jornal, buscamos analisar o novo método que o Estadão utilizou para construir e divulgar seu conteúdo de uma forma diferenciada. Além de publicar os vídeos, o veículo se comunica com seus leitores de forma descontraída e ao mesmo tempo atualiza o público com determinadas notícias, sempre buscando instigar o leitor a visitar o site do jornal. Essa ferramenta faz com que aconteça uma maior interação dos leitores que acompanham o jornal nas redes sociais, sendo que ao final de todos os vídeos eles convidam o público para enviar críticas, sugestões e elogios.  Fizemos o acompanhamento das publicações dos vídeos no decorrer do mês de julho, quando o Estadão produziu vídeos com seus editores falando sobre as notícias do dia e convidando para saber mais informações no site, a quantidade de vídeos variava da quantidade de notícias divulgadas durante o dia. Acompanhamos, também, quando eles comemoram um mês de publicações na ferramenta, destacando o alcance de três milhões de visualizações.  A partir dos dados divulgados pelo jornal e pelo contato com profissionais da equipe, foi possível observar que a estratégia de comunicação mostrou-se eficiente em atrair o leitor do jornal, fazendo com que ele se sinta seguro podendo aumentar a credibilidade do veículo. 


Palavras-chave


Estadão; Convergências midiáticas; Instagram

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