CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PIBID: “A CHUVA, O SOL E O VENTO”

Gislaine Alves Silveira, Victória Lacerda Leite

Resumo


O presente trabalho é integrante de ações pedagógicas desenvolvidas em escolas municipais através do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), do Curso de Licenciatura em Pedagogia da URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha). Apresenta-se um recorte de atividade que integram planejamento em módulos didáticos sequências, intitulado “Contação de história “A Chuva, o Sol e o Vento”, que teve como objetivo a leitura, a escrita e a reescrita das palavras, que visaram o auxílio no desenvolvimento da aprendizagem de alfabetização com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cívico Militar de Ensino Fundamental São Pedro, durante o mês de junho. A ação foi desenvolvida através de aula gravada com contação de história em vídeo e atividades sequenciais. Entre os recursos utilizados estão materiais como celulares, revistas, jornais, cola, tesoura, lápis e borracha, além de vídeos produzidos no Canvas e outros aplicativos de edição de vídeo, como o Inshot. Os resultados foram excelentes, as crianças apresentaram ótimas devolutivas sobre a atividade proposta e sobre a história contada. Com esse trabalho que planejamos ajudamos a turma a desenvolver práticas de alfabetização de uma forma mais lúdica. E também percebemos que apesar das dificuldades encontradas durante o período de aulas remotas, os alunos sempre que possível se programavam para aquele momento das aulas gravadas, e sempre davam o retorno das atividades.


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Claudia Borges da et al. A importância da leitura na Educação Infantil. 2016. Disponível em:https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/a_importancia_da_leitura_na_ed._infantil.p Acessado em: 02/09/2021

FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. – (Coleção InterAções).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.