CICLO DE PALESTRAS A CONSCIENTIZAÇÃO DO BIOMA PAMPA DIRECIONADO AO ENSINO FUNDAMENTAL

Renata Peralta Reis, Ana Ketelyn Marques Rodrigues, Helen da Cruz Miranda, Lize Helena Capellari

Resumo


O Bioma Pampa possui uma rica biodiversidade, sendo considerado como patrimônio cultural. Em virtude disso, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, tiveram como objetivo elaborar um ciclo de palestras entre escolas de ensino fundamental localizadas na cidade de Bagé - Rio Grande do Sul em ambiente virtualizado, ressaltando a importância da conservação do Bioma Pampeano de forma ilustrativa e utilizando linguagem coloquial, para que desta forma, os estudantes pudessem se apropriar do assunto referente à preservação do Bioma Pampa. Foram abordados temas importantes, como as características gerais, as espécies de fauna e flora que norteiam a extensão da região, a importância da preservação e o projeto Biota-Pampeana, plataforma online voltada a fotografias da biodiversidade do Rio Grande do Sul, elaborado pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário da Região da Campanha URCAMP. No final da apresentação, em algumas das escolas foi possível divulgar um jogo didático de quiz com oito questões na plataforma online Wordwall, o principal objetivo da jogabilidade era proporcionar uma interatividade melhor aos alunos, dessa forma fixando melhor o assunto. Porém, por conta do tempo, não foi possível aplicar a todas as turmas. A resolução dos jogos, foram executados com êxito, pois demonstraram que os estudantes foram participativos durante a apresentação, trazendo dúvidas e questionamentos sobre o Bioma Pampa. No jogo online, as amostras coletadas mostraram que de 93 alunos, cerca de 83,8% acertaram mais de cinco questões, demonstrando que a proposta executada obteve resultados significativos. A atividade executada trouxe tanto aos alunos quanto para os pibidianos uma experiência gratificante, assim fortalecendo a conservação, preservação e o cuidado ao Bioma Pampa, que é um legado cultural dos gaúchos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA J.; MARTINS V. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, p. 221-220, 2020.

AZEVEDO, Julia. Pampa: tudo o que você precisa saber. eCycle. Disponível em: . Acesso em: 18 de agosto de 2021.

BINKOWSKI, P. Conflitos ambientais e significados sociais em torno da expansão da silvicultura de eucalipto na “Metade Sul” do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre, 2009.

CAMINHA, Jussiara. Conhecendo o bioma pampa e sua diversidade florística através de uma saída de campo. Unipampa, 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 de setembro de 2021.

CORDEIRO, K. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Manaus: Universidade Federal do Amazonas – UFAM, 2020. Disponível em: Acesso em: 03 de julho de 2021.

DINELLO, R. Os jogos e as ludotecas. Santa Maria: Palloti, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.