A EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES DA VENEZUELA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Helena Bueno Lins, Debora Karoline de Oliveira Magalhães, Rafael Bueno da Rosa Moreira

Resumo


A pesquisa trata da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes migrantes venezuelanas nos municípios brasileiros. Na atualidade, vem ocorrendo o processo de migração de famílias da Venezuela em razão das dificuldades existenciais naquela localidade, numa lógica onde a exclusão econômica e social é uma das características determinantes dos sujeitos que realizam tal fluxo para o Brasil, o que acaba sendo causa de distintas e perversas formas de subsistência, como é o caso da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Diante disso, questiona-se: - Como tem ocorrido a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes migrantes nos municípios brasileiros? Para a resolução do problema, buscou-se cumprir com o objetivo geral de contextualizar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes migrantes da Venezuela em municípios brasileiros, tendo-se por objetivo específicos: - conceituar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes; - demonstrar as características do fluxo migratório de cidadãos venezuelanos para o Brasil; e analisar a violação de direitos de crianças e adolescentes migrantes venezuelanas em práticas de exploração sexual comercial em municípios brasileiros. A investigação utiliza do método de abordagem dedutivo, tendo como método de procedimento o monográfico. A técnica de pesquisa é a bibliográfica, baseando-se em artigos científicos, teses e livros. Assevera-se que a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes é um fenômeno que gera consequências negativas ao desenvolvimento integral da pessoa humana no período geracional da infância, sendo uma prática que viola direitos expressos no ordenamento jurídico nacional. Entretanto, constata-se que mesmo que o Brasil tenha consolidado uma proteção jurídica para o enfrentamento ao problema, poucas são as ações estratégicas de políticas públicas que garantam a efetivação dos direitos humanos e fundamentais de crianças e adolescentes migrantes submetidos a exploração sexual comercial na esfera municipal.


Texto completo:

PDF

Referências


CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: Reflexões Contemporâneas no Contexto do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Curitiba: Multideia, 2015.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. O papel das políticas públicas na promoção de ações de sensibilização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista Jurídica Direito e Paz, Lorena, n. 41, ano XII, p. 123-144, jun./dez. 2019.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Estratégias Municipais para o Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. In: XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, 27, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: UFBA, 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. As estratégias e ações de políticas públicas para a erradicação da exploração sexual comercial nos municípios brasileiros no contexto jurídico e político da teoria da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-Graduação em Direito. Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, Santa Cruz do Sul, 2020.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. A Influência do Direito Internacional no Processo de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, n. 02, v. 23, p. 178-197, mai./ago. 2018.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. A garantia do direito à educação de crianças e adolescentes no contexto das políticas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, n. 01, v. 5, p. 224-245, jan./jun. 2015.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.