PAREDES DRYWALL COMO UMA FERRAMENTA PARA O ISOLAMENTO ACÚSTICO: UMA REVISÃO E APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO EM PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR

Artur Francisco dos Santos Garcia Junior, Larissa Rodrigues Rocha, Natália Menezes Barbosa, Fernanda Vieira Barasuol

Resumo


Compreender a importância de espaços confortáveis que proporcionem bem-estar aos usuários, aliados à busca de novas tecnologias construtivas é primordial para o desenvolvimento dos projetos. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos sistemas de vedação do tipo “Drywall”, uma alternativa construtiva que busca proporcionar conforto acústico ao usuário, criando uma preocupação ambiental para diminuição de ruídos. Esta pesquisa teve como objetivo solucionar questões para exercício de projeto de arquitetura no módulo Reciclar, do curso de arquitetura e urbanismo da URCAMP, desenvolvido para o prédio histórico que abriga o setor administrativo na Embrapa Pecuária Sul, na cidade de Bagé/RS. 

Palavras-chave: Acústica; Drywall; arquitetura; ABNT NBR 15575; gesso acartonado. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Ricardo Vargas. Análise técnica via tubo de impedância e estudo sustentável da lã de PET como substituta de materiais comerciais em aplicações acústicas. 2019. Monografia, Departamento de Engenharia Mecânica. UFRGS, Porto Alegre, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15.575: edifícios residenciais: desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

LAI, Luciano. Verificação do custo-benefício do sistema Drywall segundo a ABNT NBR 15575: 2013. 2016. Projeto de Graduação, Curso de Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.

MEDEIROS, Abrahão Vieira; SOARES, Majhorrie de Souza. Estudo técnico comparativo entre os métodos de vedação interna com Drywall e com bloco cerâmico. 2021. Monografia, Curso de Engenharia Civil. Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2021.

NUNES, Heloá Palma. Estudo da aplicação do Drywall em edificação vertical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.

NETO, Alexandre Hess; FAGUNDES, Fillipe Pereira. Tecnologia na construção civil: sistema drywall. Monografia, Curso de Engenharia Civil, UNISUL, Palhoça, 2020.

RIBEIRO, Carlos Diogo da Silva et al. Sistemas de Construções Pré-Fabricadas (DRYWALL). V Jornada Interdisciplinar. UniEvangélica. Anápolis, 2019.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.