A MODIFICAÇÃO DO NOME CIVIL DE PESSOAS TRANSEXUAIS NO BRASIL

Mirelle almeida Davila, Andreia Cadore Tolfo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo verificar o andamento das alterações jurídicas no Brasil a respeito da modificação do nome civil de pessoas transexuais. A pesquisa busca destacar as alterações e avanços nas regras sobre a referida alteração do nome, as quais vêm ocorrendo em razão da legislação e da jurisprudência. O trabalho utiliza pesquisa bibliográfica e método dedutivo. O direito dos transexuais ao nome civil adequado está ligado diretamente a autoestima e à satisfação do princípio da dignidade da pessoa humana. Considerando os direitos fundamentais, o direito ao nome e a dignidade humana, este trabalho destaca de que maneira é possível obter a troca do nome no registro civil, adequando-o à identidade de gênero. O trabalho também ressalta a importância do nome para a identificação do transexual perante a sociedade e a si próprio.


Texto completo:

PDF

Referências


BENEDETTI, Marcos Renato. Toda feita: o corpo e gênero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS. Disponível em: https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm. Acesso em: 22 ago. 2021.

FRANÇA, Rubens Limongi. Do nome das pessoas naturais. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1964.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2020.

RODRIGUES, Edwirges Elaine; ALVARENGA, Maria Amália de Figueiredo Pereira. Transsexualidade e dignidade da pessoa humana. 2015. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM. v. 10, n. 1. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/18583/pdf. Acesso em: 23 jun. 2021

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. 11 ed. Rio de Janeiro: Método, 2021.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Parte geral. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2021.

VIEIRA, Tereza Rodrigues. Direito à Adequação de Sexo do Transexual. Repertório IOB de Jurisprudência, nº 3. 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.