EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NO PIBID-HISTÓRIA: O USO DO PADLET COMO RECURSO NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Kátia Sillene Antunes da Silva, Liliane Idalgo Pinheiro

Resumo


O PIBID História da Urcamp/Bagé atua junto a E. M. E. F. Fundação Bidart desde 2020. As atividades durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia, são feitas através do ensino remoto em aulas assíncronas. Nesta proposta foi trabalhado o conteúdo “As Noções de Cidadania e Política na Grécia e em Roma’, com as turmas do 7º ano. A ferramenta utilizada foi o Padlet. O objetivo deste trabalho é analisar o Padlet como recurso nas atividades pedagógicas produzidas para o PIBID, avaliando o uso desta ferramenta em meio ao ensino remoto. Esperava-se que usando o recurso, Padlet, os alunos se envolvessem com a atividade, sendo assim, tendo várias participações.  Infelizmente, a atividade não obteve o resultado esperado.



Texto completo:

PDF

Referências


CASTELA. G, S; OLIVEIRA. L, R.S. Edpuzzle, Canva, Mindomo e Padlet: Possibilidades pedagógicas para aulas de línguas. XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano. Cascavel/PR. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed, Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

GONÇALVES, Luciane. M. M. MORAIS, Juliana, M. O USO DO PADLET NO ENSINO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. In. : VI SECSimpósio de Ensino de Ciências. 1. sd. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação - Vol. 5 Ed. Especial. Lorena/SP. p. 1 – 13.

LIMA, Maria E; JUNIOR, Antônio da S. M; BRZEZINSKI, Iria. CIDADANIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS. EDUCERE: XIII Congraço Nacional de Educação, [s. l.], p. 2482-2494, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24065_12317.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

MORAN, José; BACICH, Lilian, (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018. e-PUB.

MOTA, Karine Matos; MACHADO, Thallyanna Paiva Pessanha; DOS SANTOS CRISPIM, Rayane Paes. Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.

SANTOS. Taciana. S. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – CAMPUS OLINDA. Olinda – PE, 2019.

SILVA. Renata, C. Apropriações do termo avatar pela Cibercultura: do contexto religioso aos jogos eletrônicos. [S. l.]: Contemporânea, ano 02, v. 8, n. 15, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.