FAZERES DA PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Jéssica Villar Rodrigues, Jeferson Ferreira Borges, Susi Barcelos e Lima

Resumo


O presente refere-se a um relato de experiência de estágio acadêmico na área de Psicologia Social e do Trabalho, que acontecera durante a pandemia do coronavírus, com prática híbrida entre os formatos presencial e remoto. Ao buscar distintas formas de se fazer Psicologia em ambiente de trabalho em meio a um contexto de mudanças, objetivou-se beneficiar a saúde das pessoas em ambiente de trabalho e contribuir positivamente com a dinâmica organizacional. Neste trabalho, são compartilhadas formas de intervenção, principais temas trabalhados, e compreensões oportunizadas pela referida experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


BARLETTA, J. B. Grupo de apoio como estratégia da terapia cognitiva-comportamental para prevenir e promover saúde: possibilidades e desafios. In: NEUFELD, C. B.; RANGÉ, B. P. (orgs.) Terapia cognitivo-comportamental em grupos: das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed, 2017.

CASTRO, B. L. B. et al. COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 20, n. 3, p. 1059-1063, 2020.

CESAR, A. M. R. V. C. Sentimentos de apego e perda em processos de mudanças organizacionais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 21, p. 1-12, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia do covid-19: recomendações. Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Brasília: CFP, 2020.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Temas em psicologia organizacional e do trabalho. Porto Alegre: CRPRS, 2021.

GONTIJO E BARCELLOS, A. A. C. et al. Plantão Psicológico Online em Tempos de Pandemia: Um relato de experiência. Unimontes Científica, v. 22, n. 2, p. 01-15, 2020.

GUSSO, H. L. et al. Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil: Características dos profissionais, da atuação e dos contextos de trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 19, nº 3, p. 644-652, 2019.

LIPP, M. e TRICOLI, V. Relacionamentos interpessoais no século XXI e o Stress Emocional. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.

PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-35, 2020.

PSICOLOGIA, Saúde Mental e Trabalho na Pandemia: Desafios e Perspectivas. Palestrante: Karine Perez. Montréal: CRP RS, 2021. 1 vídeo (123 min). Transmitido ao vivo em 08 de junho de 2021 via Canal Conselho Regional de Psicologia do RS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yXp4RalFcZw&t=2745s. Acesso em: 18 de junho de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.