FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS

Giovanna Fernandes Martins, Maria Eduarda Pieniz Hamerski, Maria Elaine dos Santos Leon

Resumo


O presente trabalho objetiva a elaboração de uma ferramenta de apoio à produção de materiais educacionais digitais acessíveis, devido ao crescimento na procura pelo ingresso nos cursos de ensino superior brasileiro por meio do grupo de pessoas com baixa visão, deficiência auditiva, cegueira, surdez e/ou surdocegueira. Dessa forma, é necessário que o meio educacional busque por inovações para alcançar de forma efetiva todos os alunos igualitariamente. Portanto, a ferramenta de apoio à produção de materiais educacionais digitais acessíveis visa minimizar as barreiras comunicacionais e informativas auxiliando os docentes da Universidade Federal do Pampa no desenvolvimento dos materiais educacionais digitais acessíveis. Sendo assim, a criação da plataforma engloba conceitos de Experiência do Usuário, Usabilidade, Gamificação e Psicologia das Cores, utilizados para instigar maior compreensão, clareza e absorção dos materiais de apoio, almejando que o docente aplique de forma prática todas as informações em seus materiais didáticos.

Palavras-chave: Acessibilidade; Experiência do Usuário, Psicologia das Cores; Gamificação.



Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, F. GAMIFICATION: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática / Flora Alves. 1. ed. São Paulo : DVS editora, 2014.

BRASIL. Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: .

FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. PSICODIN MICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO. 5ª ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.

HELLER, E. Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. 1ª ed. Editora G. Gili: São Paulo, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior, 2019. Brasília: MEC, 2020. Disponível em : .

SALTON, B. P.; AGNOL, A. D.; TURCATTI, A. Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2017.

SCHMITZ, D. A.; SILUK, A. C. P. MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS ACESSÍVEIS NO MICROSOFT WORD 2010. Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal do Pampa: 2017.

SOUSA, M. Guia de Tipos: Métodos para o uso das Fontes de PC. Instituto Politécnico de Tomar, Estugarda, 2002. Disponível em: https://www.infoamerica.org/museo/pdf/guia_de_tipos01.pdf. Acesso: 12 jul 2021.

TEIXEIRA, F. Introdução e boas práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2014. 204p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.