MEDICAMENTOS ORIENTADOS AO COVID-19: COMPARATIVO DE VENDAS ENTRE ANOS DE 2019-2020, CANDIOTA, RS

Paula Waiss, Patrícia Albano Mariño, Ana Paula Simões Menezes

Resumo


O presente trabalho fez um comparativo das vendas dos medicamentos orientados ao Covid-19, em uma farmácia comunitária do bairro Vila Operaria, Candiota-RS, entre os anos  2019-2020. Desta forma foi realizada uma pesquisa descritiva transversal baseada nas vendas de medicamentos receitados nos casos suspeitos e ativos de coronavírus. Essa farmácia comunitária atende um dos sete bairros do município, tendo um pouco mais de 350 casas onde aproximadamente moram 230 famílias. Observou-se o aumento significativo nos medicamentos utilizados para prevenção do vírus como a Ivermectina, que mesmo sem comprovação cientifica teve um salto nas vendas.  Outro medicamento muito indicado tanto para prevenção quanto para casos ativos, foi o Colecalciferol (vitamina D), e entre os fármacos para casos ativos bastante receitados sem comprovação foi a Hidroxicloroquina. O antibiótico que mais se destacou foi a Azitromicina, sendo a mais utilizada nos casos confirmados leves, já nos graves foram às injeções de Ceftriaxona. Para o tratamento dos sintomas, os antipiréticos e analgésicos como Dipirona e Paracetamol estiveram em alta. Na pesquisa se observou a queda nas vendas de antibióticos infantis, acredita-se que pelo fato da higienização rigorosa e o uso de mascaras, e sobre tudo, o isolamento total das crianças.

Texto completo:

PDF

Referências


FALAVIGNA, M. et al. Diretrizes para o tratamento farmacológico da COVID-19. Consenso da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo, SP: v. 32, n. 2, 2020.

FERREIRA, L. L. G. e ANDRICOPULO, D. Medicamentos e tratamentos para a Covid-19. Estudos Avançados. São Paulo: 34 (100), 2020

MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, DF: v. 29, n. 4, 2020.

PINTO, C. B. S.; MIRANDA, E. S. e CASTRO, C. G. S. O. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Contribuições da saúde coletiva, Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ: 37 (2), 2021.

RIBEIRO, H. et al. A vitamina D desempenha um papel no gerenciamento da Covid-19 no Brasil?. Rev Saude Publica. Recife, PE: v. 54, 2020.

VANZELER, M. L. A. et al. Utilização De Azitromicina Para O Tratamento Da Covid-19: Uma Visão Crítica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo: Ano 06, Ed. 04, Vol. 09, pp. 05-21. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.