Análise bacteriana de objetos pessoais

LARISSA VILLAR DORNELLES, LAURA FIALHO SEGABINAZZI, Daniela Antunes COSTA, Isadora Maciel

Resumo


A partir de um experimento realizado na aula de biologia, onde foi coletado amostras de diversos lugares dentro do ambiente escolar, verificou-se a existência de bactérias. Sendo assim, surgiu o interesse em descobrir quais os tipos de bactérias existentes em nosso dia a dia e os prejuízos que as mesmas podem causar para nossa saúde. Esse trabalho teve como objetivo geral analisar as bactérias encontradas nos objetos pessoais, como celular e fone de ouvido, bem como

identificar os tipos de bactérias presente no celular e fone de ouvido, discutir sobre o que as bactérias encontradas podem causar ao ser humano, compreender os malefícios e benefícios que as bactérias podem trazer e estudar bibliograficamente o conceito das bactérias. Inicialmente procurou-se ajuda de um laboratório especializado a fim de saber se o mesmo disponibilizava análise bacteriana proposta no trabalho. Após o parecer afirmativo sobre a realização da análise, o laboratório disponibilizou cotonetes coletores (swaby) necessários para a realização dessa análise.

Posteriormente coletaram-se as amostras de objetos pessoais, como celular e fone de ouvido. Em seguida as amostras coletadas foram encaminhadas ao laboratório responsável pela análise. A partir do resultado serão realizadas as considerações a respeito das bactérias identificadas e suas consequências para a saúde. Algumas espécies de bactérias causam doenças, enquanto que outras espécies vivem em harmonia com os seres vivos. Existem bactérias que vivem em nosso organismo e não nos causam nenhum mal. É o caso das bactérias chamadas de lactobacilos, que vivem em diversas partes do nosso corpo, como o intestino, e impedem o desenvolvimento de outras bactérias que podem causar doenças. As bactérias chamadas de bactérias parasitas conseguem alimento através dos tecidos corporais dos seres vivos, causando doenças como lepra, coqueluche, tuberculose, cólera, tétano, entre outras. Os antibióticos são os medicamentos mais indicados para combater as doenças causadas por bactérias. Algumas dessas doenças podem ser prevenidas com a vacinação, mas a melhor forma de se prevenir de muitas doenças bacterianas é mantendo uma boa higiene. As análises bacteriológicas foram encaminhadas ao laboratório para a realização da análise, portanto o presente trabalho encontra-se em fase de finalização.


Palavras-chave


Bactérias; análise; considerações

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.