INFÂNCIAS PÓS-MODERNAS E O COTIDIANO DOS SUJEITOS INFANTIS NA CONTEMPORANEIDADE

Jaqueline Madruga Flesch, Viviane Castro Camozzato

Resumo


Este trabalho trata-se de um recorte do meu artigo apresentado como TCC no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Aqui, objetivo analisar parte das construções socioculturais da pós-modernidade que atuam sobre as infâncias do presente. Com isso, tenho como pretensão identificar alguns dos marcadores identitários dos sujeitos infantis contemporâneos e investigar as maneiras como organizam seus cotidianos. Para isso, contextualizo algumas forças atuantes no tempo presente. Após, me debruço sobre a construção identitária na contemporaneidade, principalmente sobre a construção identitária dos sujeitos infantis. As análises desenvolvidas tem como subsidio a vivência do estágio obrigatório em anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, trago algumas produções das crianças para pensar sobre a problemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BORBA, A. M. Infâncias e cultura nos tempos contemporâneos: um contexto de múltiplas relações. TEIAS, Rio de Janeiro, ano 6, nº 11-12, jan/dez 2005.

COSTA, M. V. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do século XXI. Educar, Curitiba, n. 37, p. 129-152, maio/ago. 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

MOMO, M.; COSTA, M. V. Crianças escolares do século XXI: Para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 965-991, set./dez. 2010.

PENA-VEJA, A; ALMEIDA, C. R. S. de; PETRAGLIA, I. (Orgs.). Edgar Morin:

ética, cultura e educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

VEIGA-NETO, A. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, M. V. (Org.). A escola tem futuro? 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.