A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM IDOSOS.

Jordana Reichow Milech

Resumo


Todos sabemos que a atividade física é de suma importância para pessoas de todas as idades, não só pela redução de peso, mas também por diminuição de taxas, melhora na qualidade de vida, manutenção do equilíbrio e força, entre outras coisas. Quando se chega na terceira idade, há quem diga que se deve procurar a cura na quietude e no repouso, porém, é muito importante ressaltar o papel da atividade física no tratamento e na prevenção de doenças em idosos. Pesquisas apontam que a prática regular de exercícios físicos tanto aeróbicos quanto anaeróbicos, podem trazer impactos positivos tanto fisicamente quanto mentalmente e emocionalmente, tratando e prevenindo possíveis doenças. Além de ajudar no trato de doenças como osteoporose, artrite, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, AVC, dor lombar, entre outras e segundo o artigo desenvolvido por Marcos Gonçalves Maciel, ficou comprovada a eficiência da atividade física também no combate à depressão, estresse, ansiedade e melhora na qualidade de vida. O objetivo deste projeto é realizar diversas atividades no campus da URCAMP de Dom Pedrito/RS em busca de uma melhora na qualidade de vida e condicionamento físico com idosos. A metodologia em si será o projeto colocado em prática. Dessa forma, conclui-se que a prática de exercícios em conjunto com um estilo de vida saudável é fundamental em todas as fases da vida, mas principalmente na terceira idade que é quando se perde diversas aptidões físicas como força, agilidade, entre outras. 

PALAVRAS-CHAVE: IDOSOS; BEM-ESTAR; EXERCÍCIOS.

 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS.

COELHO, Christianne; BURINI, Roberto; 2009, Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional.

PEREIRA, Fernanda; VALVERDE, Milena; HORIKAWA, Fabio; Benefícios do exercício aeróbico no sistema cardiorrespiratório do idoso: uma abordagem fisioterapêutica.

LIMA, Hélia; AGUIAR, Jaina; PAREDES, PF; gurgel, Luima; 2010, Avaliação dos benefícios da ginástica localizada sobre a postura e a flexibilidade de mulheres na terceira idade.

DE CASTRO, Marcela; LIMA Leopoldo; Duarte, Emerson; 2016, Jogos recreativos para a terceira idade: uma análise a partir da percepção dos idosos.

PUCRS, 2020, A importância da atividade física para a terceira idade.

MACHADO, Adriano, A importância da atividade física para a terceira idade.

VASSELAI, AL; SGARABOTTO, Bárbara; Prescrição de exercícios físicos aeróbicos para melhoria da qualidade de vida em idosos.

ARAÚJO, César, 2013, Prescrição de exercícios físicos aeróbicos para melhoria da qualidade de vida em idosos.

INTERFISIO, A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DO IDOSO.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.