O ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO TRABALHISTA E A SÍNDROME DE BURNOUT

Mariana Dias

Resumo


Este artigo trata sobre as causas de assédio moral nas relações de emprego, vinculando essa prática com a síndrome de Burnout. Analisa as possíveis causas desse fenômeno, baseando-se na legislação brasileira, doutrinas, documentários, jurisprudências e na experiência de pessoas que já sofreram com o assédio moral e as consequências dessa prática, buscando conceituar da maneira mais transparente o tema no âmbito nacional e explicar também possíveis controvérsias. Estuda as diversas causas de assédio moral, e o vincula com boa parte dos empregadores no âmbito nacional, buscando expor as consequências e os problemas desse ato na saúde, vida social e familiar do empregado. Além disso, percebe-se a relação da prática com a síndrome de Burnout, já que o assédio moral serve como um facilitador na mudança de humor, depressão e também acidentes de trabalho. Relaciona essa prática com conceitos de responsabilidade civil e de ato ilícito, caracterizando dano moral, de responsabilidade objetiva e subjetiva à luz da constituição federal e da doutrina. O método de abordagem é o hipotético-dedutivo e o método de procedimento analítico com técnicas de pesquisa bibliográfica, entrevista e documental. O artigo está vinculado à linha de pesquisa estado, processo judicial e formas alternativas para resolução de conflitos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, Margarida Maria Silveira. Assédio Moral: a violência Sutil. Análise Epidemiológica e Psicossocial no Trabalho no Brasil. Tese de Doutorado em psicologia social- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

BRASIL, Tribunal Superior do Trabalho, 8º turma, Recurso de Revista n.13062120165140004, Relator: Dora Maria da Costa, Data de Julgamento: 06/02/2019.

BRASIL. Consolidação das leis trabalhistas. 1943. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10708868/artigo-483-do-decreto-lei-n5452-de-01-de-maio-de-1943 acesso em 05 de jun 2020.

HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio Moral, a Violência Perversa no Cotidiano. 5. ed. Rio de Janeiro, Ltr, 2002.

SÃO PAULO. Tribunal Regional do Trabalho da 2º região. Recurso ordinário n. 00103200425502005. 4º câmara. Relator Paulo Augusto Câmara. 18 de ago de 2009.

SILVA, Marcos Candido. Assédio moral no ambiente de trabalho. Trabalho de conclusão de curso- Anhanguera Educacional, Jundiaí, 2018.

VÁLIO, Marcelo Roberto Bruno. Síndrome de Burnout e a responsabilidade do empregador. 1. ed. São Paulo,Ltr, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.