MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE INTERDISCIPLINAR

Leandro Duso, UILSON GONÇALVES

Resumo


Introdução: No respectivo trabalho serão explorados materiais didáticos elaborados por acadêmicos do sexto semestre da Universidade Federal do Pampa do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, na componente curricular de práticas pedagógicas. Atualmente percebe-se a necessidade de buscar novas metodologias que qualifiquem a prática docente tornando a aprendizagem mais significativa. Pensando nisso e nas limitações que o futuro docente enfrentará para preparar materiais de forma criativa e motivadora, surge a elaboração de uma unidade interdisciplinar de ensino de Ciências. A abordagem interdisciplinar inserida em um contexto de construção do conhecimento de temáticas permite ao aluno estabelecer conexões entre as áreas do conhecimento e suas vivências cotidianas. Objetivo: A proposta desenvolvida teve por objetivos elaborar e confeccionar um caderno com uma unidade para professor e outra para os alunos do ensino fundamental, contendo como recursos, textos, jogos, vídeos e modelos didáticos, que auxiliem na compreensão e aprendizagem dos conteúdos. Metodologia: A Unidade Didática foi elaborada em sala de aula. Inicialmente, discutiu-se a escolha do tema, de forma que a proposta fosse interdisciplinar, ou seja, abranger conexão entre as três áreas da Ciências da Natureza, estabelecendo uma construção de conhecimentos. Para isso, uma linha de acontecimentos foi determinada, na qual, os temas propostos nomeiam-se: (a formação do universo; os gases que compõe a atmosfera e o surgimento dos primeiros seres vivos). Os textos apresentam caixas de conversa, em que, os alunos são questionados sobre algum fato, desse modo buscando a curiosidade do mesmo e o interesse pela Unidade Didática, além de separadamente trazer algumas sugestões para que os professores possam de alguma maneira aplicar. A unidade traz uma problematização inicial para instigar a curiosidade dos alunos e permitir estabelecer um diálogo de forma que os mesmos possam associar seus conhecimentos prévios, relacionando com o texto sugerido. Logo, trazemos uma prática para ser elaborada. Ao final da construção desse material é apresentada uma atividade questionando o conhecimento teórico de forma que possibilite associação com os materiais que foram trabalhados. Resultados: A partir do estudo dos materiais e da análise realizada, foi possível identificar a necessidade da implantação de uma metodologia interdisciplinar que permita que o professor tenha subsídios, de forma a tornar as aulas mais interessantes. Como futuros professores devemos ter, uma maior atenção no processo de melhoria contínua e da apresentação de conhecimento significativo para a solução de problemas em todo o processo de aprendizagem. Acreditamos na importância dessa componente e da metodologia, como forma de auxiliar o professor, e de aprendizagem diferenciada aos alunos. Conclusão: A partir da elaboração do material, é possível relacionar conteúdos de forma interdisciplinar associando com a realidade dos alunos para uma melhor compreensão. Torna-se relevante que o professor atue como um mediador da aprendizagem, deixando o aluno ocupar o papel de protagonista. Assim, entende-se que metodologias diferenciadas oportunizam aos discentes obter um olhar mais amplo sobre os conteúdos, fazendo-se necessário a busca do professor por recursos complementares, de forma mais dinâmica.

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