O ESPAÇO OCUPADO PELO INFOTENIMENTO NO JORNALISMO MÓVEL PRODUZIDO NO RIO GRANDE DO SUL

JÉSSICA VELLEDA, Graciela Freitas

Resumo


O ESPAÇO OCUPADO PELO INFOTENIMENTO NO JORNALISMO MÓVEL PRODUZIDO NO RIO GRANDE DO SUL

Introdução: Desde o final dos últimos anos do século XX tem-se defendido o uso de uma nova denominação para melhor definir o conteúdo de entretenimento no jornalismo. Essa mais recente expressão se constitui do neologismo “infotenimento”. O termo surgiu durante a década de 1980, mas só ganhou força no final dos anos de 1990, quando passou a ser empregado por profissionais e acadêmicos da área de comunicação. Tem como características básicas a capacidade de distração, onde ocupa o tempo livre, para não aborrecer; a espetacularização, onde estimula e satisfaz aspirações, curiosidades, ajuste de contas, possibilidades de extravasar as frustrações, nutre a imaginação; e a alimentação das conversas, onde facilita as relações sociais, oferecendo temas de conversação do dia a dia, como boatos e notícias sobre celebridades. O infotenimento também é conhecido como “notícia light”, por se tratar de um conteúdo rápido, de fácil entendimento, de circulação intensa, que instiga a criatividade e diversão do leitor. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é identificar qual o espaço ocupado pelo infotenimento no jornalismo móvel produzido no Rio Grande do Sul, através de uma análise do portal de notícias GaúchaZH, durante o período de 27 a 31 de agosto de 2018. Metodologia: A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo noticias de entretenimento veiculados no site GaúchaZH. Estruturalmente, o portal de notícias divide-se em 17 editorias, sendo elas: Política, Economia, Segurança, Trânsito, Mundo, Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação e Emprego, Esportes, Cultura e Lazer, Cinema, Música, Televisão, Viagens, Casa e Cia, Destemperados e Donna. Cada uma pode ser acessada através de uma aba específica. Nessa especialidade, infotenimento, uma mesma matéria pode informar e da mesma forma entreter por meio da informação. Resultados: Com base na análise das matérias durante o referido período, encontrou-se em praticamente todas as editorias, mesmo naquelas que não fazem alusão ao entretenimento, conteúdos de infotenimento, como, por exemplo, crônicas, colunas e artigos, com narrativas informais, comentadas e de fácil compreensão. Conclusão: Através da análise, conclui-se que o entretenimento se faz presente em grande parte dos conteúdos disponíveis no portal GaúchaZH, reunindo num único local materiais variadas, desde factuais, reportagens, até as de infotenimento, atendendo, dessa forma, diferentes tipos de público. Palavras-chave: Jornalismo, infotenimento, GaúchaZH

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