APRIMORAMENTO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS, ATRAVÉS DO RECOLHIMENTO DE CARCAÇAS EM ESTRADAS

Lize Cappellari, MARIA COSTA

Resumo


Introdução: A busca de novas metodologias e formas de aprendizagem tornam-se mais um tópico a ser conquistado em sua excelência pelos professores e alunos a fim de melhorar a relação teórico-prática em sala de aula. Uma coleção didática é um importante subsídio para ilustrar as aulas práticas no Curso de Ciências Biológicas e áreas afins. Essas coleções podem servir de apoio para outras instituições de ensino fundamental, médio e superior, por meio de empréstimos, doações ou visitações. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar e implementar a coleção didática do Laboratório de Biologia da Universidade da Região da Campanha, verificando os exemplares biológicos tombados e montar um banco de dados sobre as espécies de vertebrados associadas as estradas da região da Campanha. Metodologia: Está sendo realizado um levantamento do material biológico existente no Laboratório de Biologia da Urcamp, e iniciou-se as coletas de carcaças nas rodovias da região da Campanha. Este material coletado, é levado para o laboratório, passando por diversas fases de preparação para compor a coleção. Resultados: Até o momento, verificou-se que a coleção do laboratório em questão é constituída basicamente por materiais doados por pessoas da comunidade, por outras instituições de ensino superior, e também por material de apreensão por biopirataria. Entre os espécimes, os mais comuns são répteis, crustáceos e invertebrados. Foi realizada uma amostragem na rodovia BR 153, trecho de Bagé a Aceguá, onde foram coletados dois exemplares de aves atropeladas, um exemplar de codorna-amarela (Nothura maculosa) e um exemplar de alma-de-gato (Piaya cayana), que foram levados ao laboratório, para posterior análise. Além destes exemplares também foram registrados três espécimes de graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus) e um exemplar de furão (Galictis cuja) que não puderam ser aproveitados em virtude de seu estado de conservação. As amostragens nas estradas da região terão prosseguimento até dezembro de 2019. Conclusão: O trabalho na montagem e conservação de exemplares zoológicos, como apoio para práticas didáticas no ensino das disciplinas do Curso de Ciências Biológicas possibilita ao acadêmico o aprendizado em diversas subáreas do conhecimento, trazendo uma perspectiva mais clara e detalhada envolvendo a anatomia, morfologia, taxidermia e fisiologia dos estudos em questão. Este resumo faz parte de um projeto maior, apoiado pelo CNPq, que visa o aproveitamento de animais atropelados, reciclando e aproveitando um recurso disponível nas estradas como fonte de material didático e científico.

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