A INSERÇÃO DO CONTINENTE ANTÁRTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

LEANDRO LEITE, SÍLVIA OLIVEIRA, DAIANE FREITAS, ADRIANA BARÃO, ANDRÉ OLIVEIRA

Resumo


Introdução: A Antártica é um continente do planeta coberto por uma camada de gelo, possuindo uma área de aproximadamente 13 milhões de km2. Está situada no polo Sul do globo terrestre e apresenta um relevo com regiões de planícies e regiões montanhosas. Possui poucos volumes de precipitação durante o ano e temperaturas extremamente baixas podendo chegar e -60ºC no inverno. O território abrange uma diversidade de seres vivos não tanto conhecida, tendo muito ainda a ser explorado. O tema em questão é pouco abordado nos livros didáticos, limitando-se a mapas e fotografias, e que às vezes apresentam proporções distorcidas em relação aos demais continentes. Além do mais, a Antártica não é explorada em termos de conteúdos e discussões mais aprofundadas, o que pode causar algumas confusões a respeito das informações adquiridas sobre as características do local e dos seres vivos que habitam aquela região. Outro tópico bastante discutido nos dias atuais é a poluição é a emissão de gases no ambiente. As mudanças climáticas que veem ocorrendo em virtude desses fatos refletem em transformações no ambiente antártico e nas demais regiões da Terra. O aquecimento global e seus efeitos têm causado a perda do gelo da Antártica para o mar e consequentemente aumentando o nível deste. Objetivos: O objetivo do presente trabalho foi ampliar e discutir os conhecimentos sobre a Antártica. Integrar os conteúdos da educação básica na disciplina de Ciências em conjunto com o tema proposto. Utilizar recursos visuais e produção de atividades como instrumentos de ensino, evitando aulas com abordagem somente teórica. Metodologia: O trabalho foi realizado em uma escola pública municipal de ensino fundamental, na cidade de Bagé-RS em 2017. Participaram duas turmas de 6º ano sendo alunos com idades entre 11 e 13 anos. Os estudantes responderam a um questionário, com algumas informações verdadeiras e alguns equívocos cometidos por grande parte da população, para analisar os conhecimentos prévios deles sobre o continente antártico. Foram apresentados aos alunos alguns recursos que eles pudessem visualizar o ambiente da Antártica e atividades para eles aplicarem os novos conhecimentos. As atividades ocorreram dentro da sala de aula e na sala de vídeo da escola. Ocorreram em conjunto com os conteúdos de Ecologia, que estão presentes na ementa da disciplina de Ciências. Resultados: Analisadas as questões respondidas e assinaladas pelos alunos no questionário, observaram-se algumas contrariedades entre os dois polos e precariedade de informações conhecidas por eles. Os vídeos e documentários proporcionaram aos alunos visualizar os aspectos físicos do ambiente e conhecer a diversidades de seres vivos existentes naquele ecossistema. Foram trabalhados, os ciclos da água e dos gases e as cadeias alimentares, onde se pôde aplicar o conteúdo previsto para o ano letivo de Ecologia com o tema específico do trabalho. Considerações Finais: Levando em consideração as atividades realizadas, os estudantes no geral demonstraram grande interesse em descobrir mais sobre a Antártica, esclarecendo algumas dúvidas e expondo novas curiosidades. Dessa maneira, pôde-se observar a importância de se trabalhar temas que nem sempre estão inseridos na ementa, porém são de grande relevância no aprendizado como um todo. Levando assim, os alunos a conhecerem outras realidades que estão muitas vezes distantes e pouco percebidas por eles.

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