FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA USO EFICIENTE DA ENERGIA: O CASO DE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

ISADORA COIRO, Taina Ribeiro Prado, Marcus Vinicius da Silva, Rossana do Canto

Resumo


A busca pela eficiência energética passa pela troca de combustíveis fósseis para o investimento em recursos renováveis, ressaltadas como uma forma de desenvolvimento sustentável foi a partir do Protocolo de Kyoto que surgiram documentos como a Carta da Terra que menciona como um dos principais objetivos a importância da educação consciente, envolvendo estudantes em todos os níveis da educação em um processo de formação de profissionais mais comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na redução do consumo de energia. O estudo busca descobrir a percepção dos alunos dos cursos técnicos de Sistemas de Energia Renovável e Eletroeletrônica sobre a questão do uso racional da energia e eficiência energética. Foi realizada uma revisão teórica sobre o aumento da demanda energética no Brasil, regulamentação de eficiência energética, uso racional da energia e a sustentabilidade (energias alternativas: eólica, solar e biomassa), eficiência energética e formação profissional. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense unidade de Sant’Ana do Livramento e a coleta de dados deu-se através de análise documental e questionários aplicados aos alunos.Criado em 1985 pelo Governo brasileiro e gerido pela Eletrobrás, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica- PROCEL tem como um dos seus objetivos conscientizar a população brasileira sobre a importância da economia de energia. O PROCEL nas Instituições de Ensino incentiva e apoia pesquisas que estabelecem os padrões de eficiência para equipamentos domésticos e industriais, o desenvolvimento de novas tecnologias ajuda a combater o desperdício de energia. Se houve aumento na demanda de energia provavelmente houve um aquecimento na produção de bens, e consequentemente a procura por profissionais qualificados para atuar no setor, reforçando a importância do estudo, além de proporcionar uma revisão aos aspectos teóricos que envolvem eficiência energética e formação profissional. Os estudos revelaram que a maioria dos alunos respondentes desconhecem o programa PROCEL, talvez essa falta de conhecimento esteja relacionada ao fato dos cursos terem sido implantados recentemente, e talvez estes assuntos tenham sido abordados superficialmente na instituição. Com os resultados encontrados é possível perceber que ainda existe pouca sinergia entre os Ministérios de Minas e Energia e o Ministério da Educação. É necessário que o Ministério da Educação faça que estes programas cheguem até os cursos de formação para que de fato os eles possam realmente atingir o objetivo esperado. Disciplinas, práticas e projetos de ensino que abordem temas relacionados ao programa são fundamentais para formar profissionais técnicos para trabalhar com as tecnologias aplicadas para gerar fontes alternativas de energia.


Palavras-chave


Eficiência energética, PROCEL, Educação, Uso racional da energia.

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