ENDOMARKETING: um estudo no varejo supermercadista de Caçapava do Sul

PAULO ARMANI DE SOUZA MARTINS, JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA, DIEISON BRANCO PEREIRA, EMANUEL DOS SANTOS MENNA, HÉLIO LEMOS MENNA

Resumo


Está cada vez mais usual a utilização do endomarketing nos grandes centros de varejo do mundo e principalmente do Brasil. Nos dias atuais, o mercado no setor de varejo supermercadista é altamente competitivo e com produtos e serviços muito similares. Assim, um fator determinante para o sucesso dos supermercados é o diferencial no trato com os clientes internos e externos. Dessa forma o endomarketing pode ser uma ferramenta decisiva para a satisfação do cliente. Este artigo trata da aplicação do composto de marketing interno junto aos colaboradores de uma rede supermercadista. O objetivo foi avaliar ações de marketing interno utilizadas na rede de Supermercados Peruzzo da cidade de Caçapava do Sul. O estudo questiona se as ações de endomarketing empreendidas pela Rede de Supermercados Peruzzo preparam o funcionário para servir ao cliente? Especificamente a investigação se propõe a levantar o grau de importância dos atributos relativos ao marketing interno, verificar o emprego das ferramentas de marketing interno utilizados pela empresa e, verificar, na ótica do funcionário, o impacto do marketing interno sobre o marketing interativo na rede de Supermercados Peruzzo. O presente estudo caracteriza-se como, exploratório-descritivo, quantitativo e estudo de caso. A amostra foi composta de 60 colaboradores, escolhidos ao acaso, desde que tivessem pelo menos dois anos de empresa. O instrumento de pesquisa, elaborado numa escala Likert de 5 pontos,  já havia sido testado e aplicado na investigação de endomarketing  no setor supermercadista. Verificou-se que a maioria dos respondentes está satisfeita com a empresa onde trabalha e disposta a atender bem os consumidores. Referente ao composto de endomarketing, as médias “comunicação (M=4,47)”, “coordenação (M=4,24)”, “companhia (M=4,0)” e, “custo (M=3,98)” indicam avaliação positiva. Percebe-se que a maior média se refere a “comunicação”. Verificou-se que a empresa mantém bons canais de comunicação com seus funcionários, utiliza eficazmente a disseminação e coleta de informações através de campanhas, ferramentas publicitárias e canais, como murais, jornais, intranet, vídeos motivacionais e cartazes.  A média geral (M=4,44) das variáveis utilizadas para identificar a relação entre as ações de endomarketing e o marketing interativo indica que as ações de endomarketing empreendidas ajudam os funcionários a prestarem um atendimento com qualidade, denotando uma influência direta das ações de endomarketing sobre o marketing interativo (atendimento direto ao cliente). Conclui-se que de modo geral a empresa trabalha bem o marketing interno em todas suas dimensões, devendo apenas investir na capacitação de funcionários de poucos setores para melhorar o atendimento aos clientes. Verificou-se que o investimento em ações de endomarketing aumenta as habilidades dos funcionários de servir o cliente, desenvolvendo a capacidade de resposta, empatia e segurança.


Palavras-chave


Endomarketing; Interativo; Supermercadista;

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