RELAÇÕES SOCIAIS DE CASAIS APÓS A SEPARAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NOS FILHOS

INES RIBEIRO COSTA

Resumo


O presente trabalho tem como tema a visão dos pais que enfrentaram um processo de separação em relação a influência das novas relações sociais na vida de seus filhos. Sendo os seus objetivos analisar a visão dos pais que enfrentaram um processo de separação em relação a influencia das novas relações sociais na vida de seus filhos; analisar a relação entre pais e filhos frente às novas relações sociais; classificar os aspectos positivos e negativos gerado nos filhos; averiguar as atitudes dos pais perante o comportamento dos filhos. O projeto tem a finalidade de mostrar por que é importante realizar o trabalho e contextualizar a pesquisa a ser feita. É possível ver que, hoje em dia, a constituição familiar está mudada, com a separação dos pais, a maioria dos filhos ainda não entende o que verdadeiramente está acontecendo e também os pais acabam agindo de forma indevida na frente dos filhos e isso acaba afetando cada individuo.

A separação dos pais é um momento de muitas mudanças para os filhos, e essas mudanças nem sempre são boas, dependendo de como é conduzido o processo. Inicialmente o indivíduo terá que construir um novo contexto de família, com pais não mais vivendo juntos, com possíveis alterações em seus finais de semana, com mudanças na rotina doméstica entre diversas outras modificações que podem ocorrer diante dessa situação. Os filhos passarão, muitas vezes, finais de semana em casas diferentes, o que implica uma nova rotina. Os pais poderão constituir novas famílias, e os filhos precisarão se readaptar a uma nova esposa do pai e/ou marido da mãe com outros filhos e possibilidades de novos irmãos.  Entretanto essas mudanças e diversas outras que ocorrem quando os pais se separam não precisam ser necessariamente ruins. A maneira como os pais conduzem a separação influencia diretamente na forma como os filhos irão lidar com a situação. Por mais que os filhos sintam ausência de um dos pais em seu dia a dia, e todo o processo possa gerar muito sofrimento para a criança e/ou adolescente, ele não precisa ser traumático.

É possível notar que a separação dos pais gera um conflito emocional e psíquico que provoca reações comportamentais nas crianças e que devem ser consideradas. Da mesma forma, o relacionamento entre as crianças e seus pais, podem trazer mudanças devido às questões de guarda e visitações que interferem na relação habitual e promovem uma relação interditada que nem sempre se torna adaptativa para a compreensão da criança, considerando assim a importância do cuidado e do preparo com as crianças devido a essa situação de separação. É interessante que os pais busquem sempre resolver os problemas entre eles, sem que envolvam as crianças, pois elas não têm responsabilidades sobre os conflitos que há no relacionamento. Manter a clareza e a honestidade com seus filhos é fundamental.

Palavras Chave: Separação dos Pais, Filhos, Relações Sociais.

 


Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.