FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NA ATIVIDADE COMERCIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE - EPP

Morganna Telles FIALHO, João Cleber de Souza LOPES, Circe Bittencourt RIBEIRO, Ritielen Zambiazi de OLIVEIRA, Bianca da Silva LATORRE, Douglas de Souza ALVES

Resumo


Este trabalho teve por objetivo discutir a precificação de um produto com base no seu custo de aquisição, buscando identificar o processo de formação de preço e definição do Mark-up, também procurou analisar o cálculo do custo de compra e apresentar o cálculo do preço de venda com base no custo de aquisição e na formulação do Mark-up. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, para ser apresentada a análise dos dados obtidos no estudo. Com alguns conceitos importantes da formação de preço e formulação do Mark-up, o presente artigo mostra como é realizada a formação de preços de acordo com cada autor e a importância da utilização desta ferramenta para que não venha discorrerem prejuízos ou até mesmo fechar seu negócio antes do planejado. A partir do conhecimento das práticas contábeis os gestores passaram a entender melhor como compor seu preço de venda de maneira a satisfazer os clientes respeitando a concorrência e manter-se no mercado sem ocorrer grandes quedas no faturamento e lucratividade de um ano para outro, o que geralmente ocorre quando não se está atento às mudanças no mercado. Na visão do gestor, o entendimento é de queda forma que é realizado atualmente esteja correto, embora ocorra altos e baixos ainda vê no negócio um ramo lucrativo e em alta na região. Conclui-se com este estudo que a formação de preços no comércio varejista que é o caso da empresa estudada não vem sendo efetivada de maneira correta de acordo com a teoria, pois na prática ocorre bem diferente, a maneira com que a formação do preço de venda vem sendo feita poderá ser incrementada, a partir do método desenvolvido na construção do Mark-up.

Palavras-chave


Formação de Preços de Venda; Mark-up; Comércio Varejista.

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