O Impacto da Endometriose na Vida das Mulheres Com idade Reprodutiva

FERNANDA REIZNAUTT DE LIMA GONCALVES, Ana Paula Ferreira Junguitu, Simone Paiva Soares da Rosa, Thaís Funari Delgado, Pablo Fialho de Moura, Solange Spenst Wall

Resumo


A endometriose é uma doença crônica, inflamatória, caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina atingindo a idade reprodutiva da mulher. Não existe uma causa preestabelecida, mas há teorias que dizem que possa ser um distúrbio dependente da ação estrogênica e possivelmente secundária ao refluxo menstrual para a cavidade peritoneal. Dentro das manifestações clínicas podemos citar a dor pélvica, a dificuldade em engravidar e a presença de massa pélvica em mulheres na fase reprodutiva. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o que os autores relatam em seus estudos sobre o impacto causado pela endometriose na vida das mulheres, e suas posições quanto a esses impactos. Foi realizado uma pesquisa na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde-BVS e em Manuais voltados para a Saúde da Mulher. Através da pesquisa realizada na BVS foram selecionados os estudos que mais se adequaram ao objetivo desta pesquisa com os seguintes descritores em língua portuguesa: “Endometriose DI”, “Endometriose”, “Diagnostico”, “Brasil”, “Texto Completo”, “Ano de Publicação 2012 a 2016”. Mediante a leitura dos títulos foram descartados estudos que não se adequaram ao objetivo desta pesquisa, obtendo como amostra deste estudo 3 artigos. O manual escolhido para esta pesquisa, foi o Manual da Endometriose de 2015 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Os autores revelam em seus estudos que a endometriose atinge não somente o aspecto físico, mas também psicológico, profissional e social. Que devido as dores físicas e emocionais, pode deixar a mulher em estado de prostração, impossibilitando-a de desempenhar suas atividades corriqueiras normalmente, ou seja sua associação está ligada a grande morbidade física e emocional decorrente da dor crônica, da infertilidade, da redução das atividades, do isolamento social, do impacto econômico e da interferência nas relações afetivas e familiares, dentre outros fatores.

Assim é possível verificar que os autores concordam a respeito dos impactos causados pela EDM na vida da mulher em idade fértil, tanto físico como emocional como também reafirmam que o tratamento deve ser individualizado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada, orientado pelo desejo reprodutivo e sintomatologia, buscando assim uma melhora na qualidade de vida dessas mulheres.

 


Palavras-chave


endometriose; saúde da mulher; infertilidade.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.