PIBID NA IMPLANTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR, PROMOVENDO A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR DOS ALUNOS DA EMEF RENY DA ROSA COLLARES.

FABIANA CHAVES SOUZA, Hélen da Cruz Miranda, Natieli Machado Gonçalves, Jones Freire, Sabrine Saraiva, Priscila dos santos

Resumo


A família e a escola têm a responsabilidade de favorecer o comportamento saudável na alimentação dos discentes para uma boa qualidade de vida, permitindo que usem os recursos naturais de maneira sustentável e preservando o meio ambiente. Sendo assim, a implantação da horta na escola é uma alternativa oportuna para que tenham essa possibilidade, e inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar. Unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes envolvidos, além de todos os aspectos educacionais a horta oportuniza a interdisciplinaridade. O projeto teve como objetivo demonstrar o quanto a horta escolar pode promover o conhecimento, valorizando e incentivando a cultura orgânica, permitindo o processo de formação de cidadãos conscientes sobre o meio ambiente, orientando o aluno sobre uma alimentação adequada. Através da iniciativa dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, no subprojeto de Ciências Biológicas da URCAMP, foi executado o projeto na EMEF Reny da Rosa Collares, com turmas de 6º e 7º anos, situada no bairro Arvorezinha no município de Bagé/RS. A metodologia didática foi a realização de uma sequência de atividades, como palestra sobre coleta seletiva, revitalização da composteira, limpeza do local onde será implantada a horta, montagem dos canteiros, adubação da terra e pesquisas para o conhecimento sobre as hortaliças e a qualidade de vida que os orgânicos fornecem. Com a aplicação da proposta concluímos que os alunos obtiveram um processo reflexivo sobre a necessidade da coleta seletiva, tornando-os agentes multiplicadores na preservação ambiental. Tiveram a oportunidade de aprender a preparar a terra, cultivar hortaliças, conhecer o valor dos alimentos orgânicos e tiveram satisfação ao consumir o que ajudaram a cultivar, sendo a horta na escola de grande importância para enriquecer a alimentação, ajudando a mudar hábitos alimentares e despertando o interesse do educando pela preservação da natureza.


Palavras-chave


Saúde, hortaliças, conhecimento

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.