CONSULTA DE ENFERMAGEM E SAÚDE DA MULHER: Construindo espaços para educação em saúde no pré-natal

ANA MELO, Milena Ferreira, Renata Fagundes, Jéssica Ferreira, Eliane Castro, Rariane Melo

Resumo


Em meados dos anos 80 foi lançado o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher dando ênfase aos cuidados básicos de saúde e destacando a importância das ações educativas no atendimento à mulher, trazendo assim, o diferencial em relação a outros programas. Um fato importante da implantação deste programa é o estímulo à participação da(o) enfermeira(o) nas ações de saúde da mulher, especialmente na assistência pré-natal. O estudo teve como objetivo principal desenvolver atividades de educação em saúde no pré-natal durante a consulta de enfermagem em uma unidade de ESF no município de Bagé/RS e empoderar as mulheres durante o período gestacional incentivando a autonomia e confiança da mulher durante a gestação e puerpério, promovendo saúde, prevenindo doenças e recuperando quaisquer estados patológicos que por ventura venham a surgir. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, de caráter descritivo, desenvolvido na Unidade de ESF São Bernardo na disciplina de Estágio em Saúde da Mulher II no primeiro semestre de 2016. Para que os conteúdos fossem trabalhados, os acadêmicos participavam da consulta de enfermagem no pré-natal orientando as mulheres e seus familiares acerca do período gestacional, parto, puerpério e aleitamento materno, estimulando diariamente a participação de familiares da mulher durante seu atendimento, fortalecendo assim o vínculo da mesma e da família com a unidade de saúde. O espaço de discussão foi construído, os momentos de discussão foram oportunizados e os resultados foram plenamente satisfatórios, tanto para a equipe de saúde quanto para os acadêmicos envolvidos no processo. A ESF tem em seu cotidiano muitos espaços privilegiados para a efetivação de processos educativos buscando superar concepções tradicionais de educação incorporando no cotidiano de suas práticas o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a gestão compartilhada dos processos de trabalho e a participação social, encorajando e estimulando cada elemento deste sistema pra que ele sinta-se uma engrenagem importante e essencial para que o processo tenha êxito.

 

 


Palavras-chave


ética; educação em saúde; teatro.

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