Posição Relativa do Brasil no Mercado Internacional de Mel

Wendell Silva, Cassiano Pegoraro, Fernanda Moreira Oliveira, Camila Pegoraro, Roberta Manica-Berto

Resumo


O Brasil tem oportunidade de competir com outros países no mercado mundial de mel, por possuir flora diversificada, clima favorável, entre outros fatores importantes para atividades apícolas, como disponibilidade de mão de obra e tecnologia, tendo um produto com qualidade e sabor diferenciado. Também, no Brasil, não são utilizados produtos químicos no tratamento de doenças das abelhas, tornando o produto mais competitivo no mercado. O objetivo desta pesquisa foi verificar a posição relativa do Brasil no mercado internacional de mel. O método de pesquisa utilizado foi analítico-descritivo, e baseou-se na coleta de dados estatísticos de produção, exportação e importações dos principais países de destaque internacional na produção de mel. Os dados foram obtidos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no período de 1961 a 2013. O cálculo do Índice de Posição Relativa (POS) do Brasil no mercado internacional de mel foi determinado conforme estabelecido por Lafay. Para que se determine a posição de uma nação no mercado internacional de um produto, ou seja, a competitividade entre países, faz-se necessário que se calcule o seu saldo comercial: exportações menos importações do produto k, no tempo n, do país i; em relação ao total do referido produto (k) comercializado no mundo (W), valor total das exportações mais as importações mundiais deste produto, em um determinado período de tempo. Para a análise dos resultados, países que apresentaram resultados superiores a zero obtiveram saldos relativos superavitários, e os países que apresentaram resultados negativos, têm posicionamento relativo deficitário no mercado internacional. A partir de 2001 o Brasil apresentou forte reação exportadora, ao destinar grande parte de sua produção para o mercado externo, aproveitando-se dos problemas ocorridos na China e na Argentina (principais produtores e exportadores) e do câmbio favorável. Em 2013 o Brasil foi o décimo primeiro produtor mundial de mel e obteve 1,40 como POS. Os países com maiores posições no mercado internacional em 2013 foram China (10,40), Argentina (5,63), México (2,89), Índia (2,57) e Ucrânia (1,87). Pode-se concluir que os maiores exportadores mundiais, China e Argentina, se beneficiam da apicultura no comércio internacional e os principais resultados para o Brasil aparecem a partir de 2001, quando a POS apresenta-se crescente e favorável à competitividade do país no mercado internacional de mel.


Palavras-chave


Lafay; exportação; importação

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