A Influência da Educação Ambiental na escola: Um Novo caminho para Mudar o Futuro

VANESSA MOLINA VARGAS, Marcia Dornelles

Resumo


Os professores, a cada dia, precisam conviver com a inclusão de diferentes temáticas que precisam ser abordadas, tais como: questões sociais, pedagógicas, inclusivas, ambientais, entre outras. Levando-se em consideração esses aspectos, destacam-se os problemas relacionados com as questões ambientais, no que se refere ao foco maior deste projeto. A educação ambiental é uma prática educativa, que auxilia para a formação de cidadãos cientes da preservação do meio ambiente e preparado para tomar decisões coletivas em relação a questões ambientais, indispensáveis para o progresso de uma sociedade sustentável. A educação ambiental é de grande importância no contexto escolar, apesar das dificuldades deste desenvolvimento na busca do conhecimento. Algumas alternativas que envolva a educação ambiental podem ser desenvolvidas por meio da interdisciplinaridade, sendo de grande relevância, pois possibilita aos educandos a compreensão do meio que os cerca e tem como objetivo a mudança dos atos dentro e fora do âmbito escolar. O desenvolvimento sustentável correspondente ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais, havendo a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem agredir e assim, disponibilizando esses elementos para as gerações futuras. Comenta-se, com frequência a respeito do desenvolvimento sustentável, da educação ambiental e sustentabilidade, mas será que nossos alunos sabem qual sua importância para o meio ambiente? Diante deste posicionamento, este projeto buscou obter algumas informações sobre questões ambientais na EMEB Eurípides Brasil Milano – Alegrete/RS, tendo como objetivo avaliar o conhecimento dos educandos sobre esta temática. Para elaboração do trabalho, utilizou-se de revisão de literatura com pesquisa bibliográfica e de campo. Trata-se de uma pesquisa exploratória baseada em Lakatos (2003). A pesquisa foi realizada no mês de julho de 2016, com os alunos do 6º ao 9º ano, na faixa etária entre 12 a 17 anos. Para coleta de informações foi realizado um questionário com questões fechadas com 14 perguntas. Os resultados comprovam que há certa dificuldade por parte dos alunos de identificar os problemas ambientais, quando são tratados como algo distante da realidade. Pelas respostas, vê-se que os alunos tem pouco um conhecimento sobre a educação ambiental e poucos compreendem o que significa sustentabilidade. Outra constatação foi que, muitas vezes, a influência da mídia distorce os conceitos e as ações, deixando o educando confuso. Sugere-se como proposta o fortalecimento da transversalidade desta temática pelas disciplinas, a realização de debates, círculo de palestras, práticas, projeto extracurricular onde o aluno possa vivenciar ações no seu ambiente, que auxiliem sobre a conscientização e a preservação do meio ambiente. 


Palavras-chave


ambiental, sustentabilidade, âmbito escolar

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