PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO GABRIELENSE QUANTO AO ESGOTAMENTO SANITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO COM CLIENTES DA SÃO GABRIEL SANEAMENTO

CAROLINE GODINHO AMARAL, CARLOS EDUARDO GERZSON DE SOUZA

Resumo


O saneamento básico é imprescindível a vida humana, sendo o conjunto de medidas que visam preservar ou melhorar as condições ambientais, prevenindo doenças, melhorando a qualidade de vida da população, aumentando a produtividade individual e ainda facilitando a atividade econômica. Esse tema vem sendo cada vez mais difundido e discutido, devido sua tamanha importância, está incluso nos oito objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).  No Brasil houve diversas mudanças após a instituição da Lei 11.445/2007 das diretrizes do saneamento básico. Em São Gabriel, houve há pouco tempo (2012) a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de São Gabriel a uma nova empresa (São Gabriel Saneamento) que firmou um investimento com a Caixa Econômica Federal de 43 milhões para obras de melhoria na infraestrutura do sistema de distribuição de água e implantação de um novo sistema de esgotamento sanitário que já está em fase inicial e implantação. Diante deste cenário buscou-se investigar neste estudo qual a percepção da Comunidade Gabrielense quanto ao serviço de esgotamento sanitário? Para tanto fixou-se como objetivo mensurar, entre os clientes da São Gabriel Saneamento, suas percepções sobre saneamento básico, principalmente sobre o esgotamento sanitário e especificamente: (a) identificar a compreensão dos clientes sobre a importância e benefícios do saneamento básico, especialmente o serviço de coleta e tratamento de esgoto; (b) conhecer a opinião quanto à inclusão da cobrança desse serviço; e (c) mensurar o grau de satisfação quanto ao serviço de saneamento básico prestado pela empresa São Gabriel Saneamento. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso exploratório-descritivo utilizando-se de uma amostra aleatória de 150 clientes, com abordagem de dados quantitativa tendo por base o instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil (2012) que foi organizada pelo IBOPE. Resultados permitem inferir, que a comunidade amostrada classifica como importantíssimo o serviço, conhece os benefícios conseqüentes da universalização, no entanto, a posição, quanto à cobrança, não é positiva visto que 66% dos clientes não estão dispostos a pagar pelo serviço.  Quanto a satisfação dos serviços prestados pela empresa o resultado, por tipo de serviços, mostra-se bastante significativo, visto que 97,3% dos clientes amostrados estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com o abastecimento de água, enquanto que em relação a coleta do esgoto verificou-se que 42,7% satisfeitos/muito satisfeitos, bem como, 32,3% satisfeitos/muito satisfeitos em relação ao tratamento de esgoto.

Palavras-chave


Saneamento Básico; Esgotamento Sanitário Consumidores.

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