Conhecimento de acadêmicas da área da saúde sobre o exame papanicolau

JALUSA MUNHOZ GUILHERME

Resumo


Introdução: O nome Papanicolau é referente ao médico grego Geórgios Papanicolau, considerado o pai da citopatologia. O exame é realizado com uma amostra de células da superfície do colo do útero, avaliando se há anormalidades que possam desenvolver um futuro câncer de colo uterino. O exame Papanicolau é importante, devido prevenir a formação do câncer, identificar doenças contagiosas, doenças sexualmente transmissíveis e indicar alteração no útero.

Objetivo: Identificar e analisar o conhecimento de acadêmicas da área da saúde de uma universidade, acerca da realização do exame papanicolau.

Metodologia: Trata-se de um estudo de campo, com abordagem quali-quantitativa, realizado em uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul, com 40 acadêmicas da área da saúde.

Resultados: Das 40 participantes, pode-se detectar que a maioria se encontrava na faixa etária dos 18 a 25 anos (59%), seguidas pelas que possuíam 35 a 45 anos (25%), 25 a 35 anos (13%) e uma minoria que estava acima dos 45 anos (3%). Quando questionadas sobre qual a frequência na qual as alunas costumavam realizar exames ginecológicos 60% afirmaram fazer este tipo de exames a cada ano, 15% o fazem a cada 6 meses, enquanto que nenhuma realiza exames ginecológicos a cada 3 meses, no entanto 25%  responderam a opção outros. Sendo que quando questionadas sobre os motivos de não o fazerem, (20%) afirmaram possuir receio, nos quais a vergonha, o medo do resultado, o incômodo e o desconhecimento sobre o exame foram os que mais se destacaram. Quanto ao conhecimento das alunas sobre o papiloma vírus 87,5% sabem o que é, porem 10% nunca ouviram falar e 2,5% já ouviram, mas não sabem o que é em relação ao meio de prevenção 47,5% das entrevistadas tem conhecimento que o exame Papanicolau e o mais correto, 35%acreditam que existe dois tipos de método de prevenção mais correto, preservativo e realização do exame, 7,5% opinaram que as vacinas é o meio eficaz, 5% relatam que é o preservativo e 5% preferiram não opinar. Ao realizarmos o levantamento do questionário aplicado as alunas, foi possível analisar o conhecimento das mesmas e qual a importância do problema do câncer de colo de útero para saúde publica na população brasileira, 90% concordam, 7,5% discordam e 2,5% não opinaram.

Conclusão: Os dados desta pesquisa mostram que a maioria das alunas da área da saúde relatou conhecer a importância do exame Papanicolau. Observou-se que as alunas de 18 a 25 anos realizam o exame anualmente, demonstrando que existe uma grande influência sócio-cultural quanto à realização do mesmo.Quanto aos  objetivos pode se observar também a importância da realização do exame Papanicolau como uma forma de chamar a atenção das mulheres sobre a saúde em vários aspectos. Portanto, apesar do assunto ainda ser bastante discutido e da vasta gama de informação mesmo assim há mulheres que resistem ao exame.


Palavras-chave


Papanicolau, câncer colo de útero e HPV.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.