A perspectiva de (in)formações e conhecimentos sobre letramento digital, para professores da rede pública e particular de ensino.

Jaison Marques Luiz, Jossemar de Matos Theisen, Veronice Camargo Da Silva

Resumo


A escola, atualmente, atende alunos de uma geração tecnologicamente ativa. Nascem e rapidamente adquirem um prévio conhecimento em relação às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Os professores, por sua vez, são aqueles que se defrontam diretamente com esta realidade e as suas mutações. Dessa forma, esta pesquisa, desenvolvida no Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados em Educação: Linguagens, Letramentos e Literatura, teve como objetivo verificar a existência de formações nessa área, bem como seu conhecimento sobre letramento digital. A partir de uma pesquisa-ação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de uma pesquisa estruturada, a qual visa colaborar, posteriormente, com uma formação para professores, em relação às suas práticas pedagógicas e o uso das TDIC. Esta pesquisa foi realizada com três professoras do 5º ano: uma da rede municipal, uma da estadual e uma da rede particular. Todas as escolas localizadas na cidade de Bagé. A pesquisa ainda está em andamento, entretanto, dados parciais nos revelam que as professoras são capazes de buscar formação para atuar de forma mais efetiva, tornando suas práticas pedagógicas mais eficazes. Percebe-se que, mesmo incipiente, há uma compreensão desses profissionais sobre letramento digital. Dessa forma, é possível que os órgãos responsáveis proporcionem condições mais favoráveis aos docentes, auxiliando-os em um melhor desempenho de suas funções dentro e fora das salas de aula, efetivando uma perspectiva mais concreta em relação às tecnologias e a educação.

Palavras-chave


letramento digital; formações; professores.

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