"Que horas são?" Metodologias utilizadas no período do Estágio Curricular Supervisionado de Anos Inicias sobre o tempo cronológico

IRENE GUSMÃO VIANNA, Clarisse Ismério de Oliveira

Resumo


Cada vez mais tem-se o tempo como determinante para nossas atividades diárias. Medir esse tempo sempre foi uma necessidade do homem, para isso, ao longo da história diversos instrumentos foram sendo criados e construídos, dentre eles o relógio. Utilizaram-se diversos meios para trabalhar o tempo cronológico relacionando história e matemática. Diante do exposto desenvolveu-se uma pesquisa que teve como objetivo geral, verificar as possíveis formas de desenvolver um trabalho educativo sobre o tempo do relógio no 4º ano do Ensino Fundamental. E como específicos conceituar o tempo historicamente, traçando um paralelo com os dias atuais; caracterizar as  metodologias utilizadas para o ensino das horas; e descrever os procedimentos educativos utilizados no ensino das horas na 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal . A presente pesquisa utiliza o método indutivo, caracterizando-se por ser experimental, descritiva e explicativa, cuja abordagem do problema ocorreu de forma qualitativa uma vez que os dados foram coletados a partir de uma observação participante. Realizou-se o trabalho com os alunos durante o Estágio Curricular Supervisionado de Anos Iniciais.. Por ser uma turma heterogênea, as propostas visavam atender a todos os tipos de aprendizado, onde se obteve-se excelentes níveis de aprendizagem, os alunos ficaram muito interessados, questionavam, faziam colocações, construindo conhecimentos e praticando o que lhes foi ensinado teoricamente. As aulas desenvolveram-se por meio de trabalhos individuais, em duplas, em grupos,utilizando recursos como brincadeiras,jogos lúdicos de acordo com o conteúdo, folhas impressas, histórias,pesquisas,explicações,dinâmicas, fontes bibliográficas, visuais, materiais, atividades direcionadas, como tarefa sugeriu-se a pesquisa do conceito de tempo. E principalmente, ter o professor sempre como mediador de tais atividades, o aluno sente-se mais seguro ao aprender quando o educador constrói junto a ele o conhecimento, ambos ensinam e aprendem através da interação. O tema relacionado as horas estava presente no quadro de conteúdos de matemática para o bimestre, porém percebe-se o grande interesse dos alunos pelo assunto e trabalha-se de forma interdisciplinar este tema tão importante para o cotidiano e que merece a atenção como educador, pois o ensino transcende o simples fato de passar o conteúdo mas é sim a confiança que nos é dada em transferir o conhecimento com responsabilidade. Após o término do Estágio percebe-se que a dedicação com o ensino é muito maior do que pode ser imaginado. É um momento que remete a reflexão sobre pensar sobre o fazer pedagógico, sim, o que nos impulsiona o dia a dia na escola, o conteúdo que deverá ser ministrado para cumprir o aprendizado da turma e de que maneira transferir esse conhecimento aos alunos, que são muito mais do que simples pessoas que anotarão no caderno suas considerações, mas que com certeza levarão consigo cada informação fazendo a diferença no mundo.

 

Palavras Chave: Horas, Ensino, Metodologias


Palavras-chave


Horas, Ensino, Metodologias

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.