AULAS DE CIÊNCIAS: DESPERTANDO O CONHECIMENTO SOBRE OS RESÍDUOS QUE GERAMOS

EVELINE SUZIELE ANCINA ALMIRAO, ANDRESSA FARINA COGO GUGLIELMI, FABIANE DE FÁTIMA SANTANA, ALEX FABIANO MACHADO AMOR DIVINO, GRACIANE MARCHEZAN DO NASCIMENTO LOPES

Resumo


Os resíduos sólidos, conhecido como lixos são produzidos cada vez mais pelas populações das grandes e pequenas cidades e também pelas regiões rurais. Tem sido uma grande preocupação não só das autoridades, dos representantes de entidades que defendem o Meio Ambiente mas, também da população em geral. O lixo é material indesejado e como cada vez mais as pessoas se tornaram consumistas, geram mais resíduos e os descartam em locais indevidos. A falta de tratamento adequado provoca vários impactos no meio social e principalmente para o meio ambiente, sem contar que causa problemas de saúde à população.Pensando na relevância do tema, foi realizado na EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha, com os alunos do 2º e 3º ano atividades referentes a educação ambiental, foram apresentados problemas que a produção de resíduos exageradamente provoca no meio em que vivemos, além da falta de locais apropriados para o descarte dos mais diferentes tipos de lixo. Este trabalho teve o objetivo de ensinar os alunos a identificar alguns tipos de resíduos que produzimos, além de despertar neles atitudes que visem o correto descarte do lixo no ambiente. Foi colocado paraa turma um questionário contendo perguntas sobre a reciclagem e o lixo. Através deste obteve-se o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto em questão. Com as respostas do questionário foi possível elaborar as próximas atividades realizadas pela turma. As pibidianos (as) realizaram as seguintes atividades nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental da EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha; primeiramente a aplicação de um questionário com perguntas relacionadas ao tema, com a finalidade de se obter o conhecimento antecipado dos alunos sobre o assunto. Após ocorreu uma análise das respostas escritas pelos alunos. Através desta análise, foi possível escolher um texto adequado para ser trabalhado com estas turmas. Assim como elaborar questões referentes ao tema. As atividades abordaram os diversos tipos de lixo e o seu correto descarte. Foram realizadas atividades que envolveram ilustrações.Para que se tivesse noção do grau de entendimento dos alunos sobre o tema. Pode-se observar que as crianças não tinham conhecimento suficiente a cerca do assunto. A partir das aulas que se desenvolveram foi possível constatar que os alunos interagiram, fazendo perguntas relacionadas ao assunto. Desta forma os pibidianos (o) esclareceram perguntas sobre o texto. Pode perceber que os alunos tinham muitas curiosidades sobre o assunto.

 

 


Palavras-chave


LIXO- EDUCAÇÃO AMBIENTAL- ENSINO

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.