O Letramento Digital na Rede Pública de Ensino Numa Era Tecnológica

Jaison Marques Luiz, Jossemar de Matos Theisen, Veronice Camargo Da Silva

Resumo


Vivemos numa era em que educadores trabalham com uma rede de alunos diariamente conectados com as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Desta forma, o Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados em Educação: Linguagens, Letramentos e Literatura, realizou a presente pesquisa que teve como objetivo investigar a realidade de duas escolas públicas do município de Bagé no sentido de verificar as ações referentes às TDIC utilizadas pelos professores. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa do tipo etnográfica e os dados foram coletados por meio de um questionário. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e estadual. A pesquisa ainda está em andamento, no entanto, é possível apresentar dados parciais. Constatou-se que na escola estadual em relação à escola municipal, há algumas carências com relação à estrutura física. Quanto às ações oferecidas pelos professores nas práticas do letramento digital, constatou-se que alguns alunos da escola estadual admitem não conhecer o laboratório de informática da escola; já na rede municipal, os alunos têm aulas semanais de informática. Com isso, acreditamos que tudo se dê pelas formas como o letramento digital é abordado dentro das escolas pelos professores, não havendo um prévio conhecimento por parte de alguns profissionais que os auxiliem em suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave


rede pública; tecnologias; letramento digital.

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