A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

NATALY HENDRIU VIEIRA TEIXEIRA, Maria do Carmo Silva

Resumo


O presente trabalho tem como tema a importância da afetividade na relação professor/aluno, de forma que a pesquisa possibilitou responder os benefícios de uma relação baseada na afetividade, no embasamento teórico são abordados importantes autores, especialmente os que abordam a temática. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. O método adotado é o estudo de caso, trata-se de uma pesquisa qualitativa/descritiva, para coleta de dados foi selecionada uma escola do município de Lavras do Sul/RS, através do universo de professores da Escola Municipal e Centro de Alfabetização Professora Helena, foi feita entrevista com o suporte de questionário semiestruturado, com os mesmos, desta forma foi possível conhecer a percepção do professor a respeito da convivência em sala de aula, e o processo intencional de favorecimento na aprendizagem, pois é preciso reconhecer a ação do papel do Professor como fator determinante neste processo, visto que é notável que o lado afetivo exercem forte influência no cognitivo, pois um aluno que se sente amado e é valorizado por um professor, despertará a motivação e o desejo de aprender. A motivação para tal projeto foi que no quadro atual que vivemos notamos cada vez mais que há uma falta de respeito e desvalorização profissional para com os professores, onde devemos lembrar que o professor desempenha um papel fundamental entre o aluno e o conhecimento, criando um elo entre a cognição e a afetividade, conclui-se através da pesquisa que um ambiente onde o dialogo e o respeito pelo individuo se faz presente torna a aprendizagem significativa, sendo assim concluímos que a afetividade é facilitadora deste processo de aprendizagem entre o professor e o aluno.


Palavras-chave


Afetividade, Processo, Educador.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.