ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS.

MATHEUS VIEIRA, Jacqueline Zacarias Silveira

Resumo


É de conhecimento que a prática da Educação Física escolar é saudável e ao mesmo tempo ajuda no desenvolvimento da criança, tanto na área psicomotora, quanto em outras atividades cotidianas. A Educação Física escolar representa o começo para um indivíduo alicerçar os primeiros padrões motores básicos e, a partir destes, desenvolver novas habilidades. Dentro dessa premissa, este estudo, de cunho comparativo, buscou analisar os benefícios desta oferta no desenvolvimento psicomotor de escolares, utilizando a bateria de testes de Vitor da Fonseca em vinte escolares, dos anos iniciais, com idades entre seis e sete anos, de duas escolas do município de Alegrete-RS: uma da rede pública, que não oferta a prática da Educação Física e outra da rede privada, que ao contrário, oferta aos seus educandos a prática da Educação Física. Foram analisados os aspectos psicomotores: equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, noção do corpo, lateralidade (reconhecimento direita-esquerda) e coordenação óculo-pedal e manual. Observou-se uma discrepância entre os alunos das duas escolas em quase todos os aspectos analisados, constatando o quão a Educação Física, se ofertada desde cedo, traz melhorias significativas na vida dos escolares. A Educação Física nos anos iniciais deve ser uma atividade prazerosa, na qual os alunos gostam de praticar e possui um papel importante na formação do indivíduo. Sua prática deveria ser iniciada na pré- escola e na educação infantil, fazendo com que os alunos já pudessem vivenciar atividades dinâmicas, das quais elas venham a conhecer o corpo e atividades de expressões corporais, assim, quando chegarem às séries seguintes esses alunos já possuirão domínio de alguns movimentos.

Palavras-chave


Educação Física, Psicomotricidade, Desenvolvimento

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