A realidade do uso do celular em um colégio da rede pública de ensino no Município de Bagé-RS

JESSICA FAGUNDES, Rosalia FERREIRA, EVERTON RIBEIRO, Carla SILVA, BRUNA DOS SANTOS, Eliane Tavares

Resumo


Nos dias atuais é comum o uso de aparelhos celulares por diversas faixas etárias e para diferentes interesses. E possível observar o crescente uso do celular, nas escolas, no trabalho, nas reuniões de amigos e nos locais de lazer. Hábitos estes, associados a necessidades de trabalho, estudo, diversão e comunicação. Com o passar dos anos, está se tornando cada vez mais difícil realizar estas tarefas sem os meios eletrônicos, entre eles o celular, configurando-se em uma necessidade crescente de adaptação e aceitação dos mesmo pela população. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do celular com alunos do nível Fundamental, que nasceu da realização de um projeto de pesquisa e extensão intitulado Urcamp na escola: Educação para Saúde, envolvendo os cursos de Fisioterapia e Enfermagem da URCAMP. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento de avaliação um questionário fechado que abordava os hábitos em relação ao uso do celular. Caracterizando-se uma pesquisa de cunho quantitivo. Utilizou-se para tabulação dos dados o programa EpiData e EpiAnalyse 3.1. Participaram da pesquisa 55 alunos da faixa etária de 11 a 17 anos, do 6º ao 8º ano do turno da tarde da Escola E.E.M. Silveira Martins, no mês de outubro e novembro de 2015, na cidade de Bagé/RS. Destes, 50,9% eram do gênero feminino e 49,1% do gênero masculino. Em relação ao tempo que utilizavam o celular por dia, 33,3% afirmaram usar o celular de 1 a 3 horas por dia; 29,6% de 3 a 5h; 7,4% de 5 a 10h; 26% mais de 10h e 3,7% não souberam responder. Quando questionados em relação a possuírem ou não tempo estimado para o uso do aparelho eletrônico, 18,9% responderam que sim; 79,2% afirmaram que não e 1,9% não souberam responder. Em relação a se conseguiam ficar um dia sem o uso do celular, 70,9% responderam que sim; 27,3% responderam que não conseguiriam e 1,8% não souberam responder. Quanto aos motivos para os quais utilizavam o celular, 22% utilizavam para fazer ligações; 31% utilizavam para o uso de redes sociais diversas; 13% para pesquisas e estudos; 25% faziam uso do celular para o lazer e 9% não souberam responder. Com isso, concluímos que os participantes da pesquisa possuíam diversos interesses com o uso do aparelho eletrônico e em sua maioria relacionados a atividades de comunicação e diversão. Apesar de não apresentarem, em sua maioria, a utilização do celular por muitas horas, por outro lado em sua maior quantidade, não possuíam horas estipuladas de tempo para utilizarem o aparelho. O estudo conseguiu expor o habito em relação ao uso do celular, oferecendo retorno a instituição palco da pesquisa e aos participantes, justificando assim o interesse na temática e a importância do desenvolvimento de pesquisas em relação aos meios eletrônicos e seu uso por crianças e adolescentes.

Palavras-chave


Meios eletrônicos; celular; escola

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