IMPLEMENTAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – CENTRO SOCIAL URBANO

Danai de moraes de oliveira de castro, Mirtes Dalmaso, alex Sandro rodrigues da Silva, adrielle rodrigues Morais, Braulio pinto de Oliveira, liriane nunes raupp de medeiros

Resumo


Introdução:O presente trabalho apresenta um resumo da atividade proposta pelos alunos de três diferentes cursos sendo estes: Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, da Universidade da Região da Campanha Campus Bagé-RS. Orientando sobre a importância da educação em saúde através da implementação da caderneta do idoso um instrumento importante para o acompanhamento de um envelhecimento saudável, permite o registro e o acompanhamento pelo período de cinco anos, contem informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado usufruindo da interdisciplinaridade entre as áreas citadas. Desenvolvendo, assim, o trabalho na Unidade Básica de Saúde em anexo do Centro Social Urbano no Bairro Pedra Branca.

. Objetivo: Implementar a caderneta no entendimento dos usuários sobre a importância e viabilidade do uso da mesma. Na UBS do Centro Social Urbano. Bagé RS. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção onde foi proposta a implementação da caderneta da pessoa idosa . A ideia de implementar a caderneta, surgiu em uma conversa informal onde estávamos sendo apresentados à unidade e aos profissionais atuantes nela, com o grupo hiperdia voltado aos adultos e idosos hipertensos e diabéticos da comunidade. A implementação foi realizada através da distribuição, preenchimento e orientação da forma correta de utilização da mesma, dentro do grupo hiperdia, essas atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2017 no período de abril a julho, sendo sempre nas segundas feiras na UBS e no restante da comunidade através visita domiciliares. Resultados: Foram alcançados 95% dos 50 idosos entre o grupo de hiperdia, entendendo que a comunidade se encontra em grande percentual de idosos aproximadamente 900. Foram realizadas visitas domiciliares para uma maior abrangência da população idosa, atingindo um percentual de 5% destes. É importante destacar que a iniciativa da visita domiciliar se fez necessária através do resultado satisfatório alcançado no grupo foco. Fez parte do processo de implementação a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, uma vez que, se dará o prosseguimento através dos mesmos. Conclusão: Conclui-se que a Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento de auxilio para o bom acompanhamento da saúde, que integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada aos idosos pelo Sistema Único de Saúde. Com base nesses dados se faz primordial a implementação desta, no cuidado com a pessoa idosa. Sendo fundamental para promoção de um envelhecimento saudável, porém foi observado que a aplicação desta ainda é deficiente no sentido de não haver uma maior divulgação da mesma.

Palavra-Chave: Idosos, Caderneta, implementação

 


Palavras-chave


Idosos, Caderneta, implementação

Apontamentos

  • Não há apontamentos.