O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE ANIMAIS DE COMPANHIA NO BRASIL

TIAGO TRINDADE DIAS, REGINA PEREIRA REINIGER, MARIO GUILLERMO PADERN FERREIRA, RONALDO RONAN TORT PEREIRA, ALEXANDRE ANDRE FENKER, JOSÉ ANTONIO LIMA RASSIER

Resumo


São muitas as razões que levaram a sociedade contemporânea mudar seus hábitos, principalmente ao que se refere a criação dos animais de companhia, que vem ganhando espaço cada vez maior nos lares. Algumas dessas mudanças estão relacionadas com: o alto custo de vida na criação de filhos; número cada vez maior de mulheres independentes que visam o sucesso profissional; casais que os filhos já se tornaram independentes; casais que optaram por não terem filhos; a verticalização das moradias e tantas outras. Todas essas considerações, muitas vezes contribui para a humanização dos pets, já que muitos, são considerados como membros da família. O objetivo deste trabalho foi buscar informações sobre o crescimento da criação dos animais de estimação dentro dos lares brasileiros. Metodologia: O presente trabalho foi realizado através de uma revisão de literatura, baseado no levantamento de trabalhos científicos, matérias publicadas em revistas, site do IBGE e Abinpet.  Resultados: O crescimento de quase 4,5% ao ano no mercado de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil, cálculo que toma como base a evolução do mercado desde 2007, é apenas uma consequência do aumento de famílias que possuem um pet em suas casas. O Brasil atualmente possui a terceira maior população de cães domésticos no mundo, e o setor brasileiro, movimentou R$ 12,2 bilhões em 2011 e em 2012, teve um crescimento de aproximadamente 11%, com R$ 13,6 bilhões em produtos e serviços. O ano de 2014 rendeu 16 bilhões de reais em produtos. Já em 2016, o setor faturou R$ 19 bilhões, demonstrando um crescimento de 5,7% em relação a 2015, quando fechou em R$ 18 bilhões. Porém, esse número foi o menor registrado pelo segmento nos últimos seis anos. Já no ranking mundial, de acordo com a Abinpet, o Brasil ainda é um dos principais países do mercado pet mundial, ocupando o terceiro lugar no faturamento. Esses dados associados a pesquisas do IBGE reforçam a ideia de que a substituição dos filhos por animais de estimação vem crescendo dentro dos lares brasileiros, devido à facilidade que um animal proporciona com os cuidados em geral e valores menores de investimento financeiro do que uma criança teria. As pesquisas apontam, que em 1940 a média de filhos por mulher era de 6,6, baixando para 1,9 em 2010. Estima-se que em 2020, haverá no país 41 milhões de crianças e em média 71 milhões de cães, e quase o mesmo número de gatos. Conclusão: A mudança nos hábitos familiares, tende a aumentar gradativamente o número de pets no país, favorecendo assim a economia desta área e não apenas proporcionando, como também exigindo especializações dos médicos veterinários, visando não apenas o bem-estar do animal, mas também dos seus tutores.

Palavras-chave


mercado pet, animais de companhia, sociedade contemporânea.

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