PIBID REVITALIZANDO NA ESCOLA

ALESSANDRA ALMEIDA DE MENEZES, MARINA QUEVEDO TEIXEIRA COUTO, Maria Luiza Cougo Gonçalves, Pamela Cunha da Silva, FABIANA CHAVES SOUZA, VANILDA da ROSA MACHADO

Resumo


A Conservação ambiental ocupa-se com ações corretivas e de manutenção da integridade e do bem estar do meio ambiente, visa fazer melhorias no local sem alterar ou prejudicar a natureza. O trabalho tem como objetivo, melhorar a qualidade do espaço utilizado pelos alunos, incentivando-os a conservação do ambiente fazendo com que todos participem ajudando na revitalização. Está sendo realizado, o cultivo de um Canteiro de plantas medicinais (chás e temperos), construído com pallets de madeira, reaproveitando a terra de uma antiga horta que não está sendo mais utilizada pela escola. No processo de construção desse canteiro são usadas ferramentas de jardinagem fornecidas pela instituição, regadores, entre outros equipamentos necessários. Solicitou-se aos alunos, professores e integrantes do programa doações de mudas que posteriormente serão utilizados na alimentação que é oferecida na escola e para medicina natural, através do uso dos chás. Participam do projeto um total de 45 alunos integrantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, alunos das turmas 61 e 71, orientados por quatro estudantes do curso de Ciências Biológicas da Urcamp, sendo estas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação `a Docência (Pibid), sob a supervisão da professora ministrante da disciplina de ciências da escola. O trabalho foi apresentado aos alunos pelas integrantes do programa através de palestra explicativa, utilizando recursos auxiliares como Power point e vídeos sobre o meio ambiente e, na sequencia os alunos tiveram aulas práticas onde foi ensinado as técnicas de plantio, manuseio e conservação do ambiente. Com o auxílio dos integrantes do PIBID, os alunos participantes criam panfletos explicativos com amostras das plantas cultivadas para serem distribuídos à comunidade escolar, destacando a importância da conscientização, conservação do meio ambiente e explicando para quais fins serve cada uma das plantas cultivadas. Posteriormente será trabalhada em aula junto com os alunos a confecção de um guia medicinal contendo imagens ilustrativas que apresentem a identificação e função de cada uma das plantas medicinais e temperos utilizados, sendo esta uma atividade complementar para os alunos, que visa trazer o conhecimento a respeito das plantas cultivadas. O local onde está sendo realizado o plantio, terá sua parede restaurada através de pintura com as impressões das mãos dos alunos participantes, integrantes e supervisora, com o nome do projeto e algumas informações como data e identificação das turmas participantes. O Canteiro construído e o Guia de plantas medicinais criados pelos alunos será utilizado pela professora em uma Mostra Cientifica que ira acontecer no mês de novembro na escola e, servirá como método avaliativo de desempenho dos alunos. Conclui-se parcialmente com esse trabalho a revitalização do espaço, fazendo com que todos os contribuintes reavaliem os conceitos sobre conservação, e adquiram através das pesquisas, palestras e vídeo aulas o conhecimento sobre cada planta cultivada, possibilitando-os utilizar melhor o espaço e adquirir o conhecimento que vai além do teórico, com aulas mais dinâmicas, trabalhando a prática e proporcionando a interação entre alunos e integrantes durante as atividades, contribuindo com o desenvolvimento social e intelectual de cada um.


Palavras-chave


Restauração, Plantas Medicinais, Conservação do Meio Ambiente;

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