A influência da música na inclusão e desenvolvimento integral de crianças com Síndrome de Down em seu processo educativo.

CRISTINA GONCALVES DA SILVA, Carmen Barros

Resumo


 Introdução: A educação escolar no atual momento da sociedade precisa buscar uma formação humana no sentido de inserir seus diversos sujeitos na dinâmica social, política, cultural e econômica. Essa perspectiva aponta para a necessidade de promover a qualidade de vida e dotá-la de relacionamentos interpessoais e sociais que perspectivem uma vida mais saudável. A música é fator importante em todos os momentos e um poderoso meio de intervenção em diversas áreas do desenvolvimento infantil: físico, sensorial, mental, emocional, psicomotor e social. É também agente de inclusão social, pois todo ser humano é sensível a ela. Desta maneira, dedicamos este estudo para refletir sobre a influência da música no desenvolvimento integral de crianças com Down em seu processo educativo.   Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência da música no desenvolvimento integral e inclusão de crianças com Síndrome de Down em seu processo educativo. Metodologia: Neste estudo, a metodologia adotada foi  pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica teve como etapas a leitura exploratória, a leitura seletiva e a interpretação,evidenciando-se os principais aspectos abordados sobre o tema:Para tanto, estudou-se referenciais teóricos sobre a inclusão escolar, como e por que fazer, o reconhecimento da síndrome de Down e a investigação dos benefícios da música para o desenvolvimento integral desta criança.  Resultados: Realizar esse tipo de trabalho, contribui para a valorização da auto-estima e interação social, assim como no desenvolvimento das capacidades motoras, da força muscular e da fala,  e  todas as facetas da  audição: sensibilização ao som, audição seqüencial e memória. Considerações finais: A música por ser muito apreciada entre as pessoas e, principalmente pelas crianças com Down, torna-se um meio muito importante para o seu desenvolvimento integral, fazendo um estímulo total do cérebro. Apesar da satisfação pelos estudos realizados, reconheço que esta primeira abordagem não esgota o tema, merecendo estudos mais detidos para que se obtenham contribuições ainda mais ricas. 

Palavras-chave: música, síndrome de Down, educação, desenvolvimento 

Palavras-chave


Síndrome de Down, Musica, inclusão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.