Inclusão: uma realidade de difícil assimilação

ALINE PEREIRA AYANG, IDENE MARIANO GODOIS

Resumo


A inclusão de crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais em todos os âmbitos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Vários movimentos nacionais, como mídia, palestras em escolas, políticas públicas e cursos de formação em educação especial têm servido de métodos para inclusão de milhares de pessoas existentes com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar as dificuldades presentes nas escolas públicas, no que diz respeito à inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Também, analisa-se a falta de meios de inclusão desses alunos com algum tipo de deficiência no ambiente escolar, já que, a falta de preparo dos educadores e a estrutura escolar enfrentam muitas dificuldades no que diz respeito à acessibilidade, a conhecimento de causa e, apoio governamental. A pesquisa foi realizada através de consulta bibliográfica e artigos científicos que têm estudado o assunto nos últimos tempos. Como esse é um tema relativamente novo, os estudos publicados devem ser lidos e considerados em função de novas publicações. A sociedade, apesar da evolução cultural e tecnológica, ainda tem uma visão muito discriminatória, no que se refere ao assunto ‘Inclusão’ nas escolas, continua com o pensamento pouco evoluído nesse sentido. Dá-se muita importância à aparência, pois é mais fácil prestar atenção aos impedimentos e deficiências do que aos potenciais e capacidades de cada um.


Palavras-chave


Inclusão;Escolas;Discriminação

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