PIBID: AULAS PRÁTICAS COMO INCENTIVO Á APRENDIZAGEM

NATIELI GONÇALVES MACHADO GONÇALVES, CAMILA BITTENCOURT, SABRINE SEVERO, JONES FREIRE, VERA CRISTINA RANGEL, HELEN MIRANDA

Resumo


PIBID: AULAS PRÁTICAS COMO INCENTIVO Á APRENDIZAGEM

O conhecimento é abordado de forma limitada através dos livros, sendo vários os efeitos determinantes para um desinteresse por parte dos estudantes. Assim, para intrigar, atrair e inspirar os alunos o docente necessita reconstruir alguns valores de sua didática, adaptando para uma forma que seus educandos tenham prazer no aprender. Desta forma atividades práticas são fundamentais para que o discente compreenda melhor os conteúdos de Ciências trabalhados em sala de aula, auxiliando na construção de uma visão científica e na explicação de fenômenos da natureza, seja através da experimentação, aulas áudio visuais, visitas com observação, entre outros, estas atividades acabam por deter a atenção do discente. Este trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos de Ciências e despertar um maior interesse por parte dos alunos sobre os temas abordados. O Subprojeto sobre aulas práticas foi implantado pelo Curso de Ciências Biológicas – PIBID – URCAMP, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Bagé, RS, e faz parte do projeto de educação ambiental que vem sendo implantado na escola há um ano e meio. Este trabalho vem sendo realizado desde junho de 2016 abrangendo as turmas de 6º e 7º anos, e atualmente em 2017 contempla as turmas de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O 6º ano tem em foco o Universo, Relações ecológicas, Solos, Ar, Água e Saúde. O 7º ano tem em foco a Biosfera e o estudo dos Reinos dos seres vivos: Monera, Protoctista, Fungi, Animalia e Plantae. O 8º ano tem em foco a Citologia, Histologia, Sistemas do corpo humano, Genética e Saúde. O 9º ano tem em foco os conteúdos básicos de Química e da Física, abordando assuntos como transformações, propriedades e composição da matéria, modelos atômicos, o estudo dos elementos químicos e da tabela periódica, dinâmica, gravitação universal, calor, energia e óptica. As atividades práticas são propostas em vista do cronograma citado acima e são dadas através de aulas experimentais, aulas áudio visuais e visitas observacionais, por exemplo, visitação a ETA (Estação de Tratamento de Água de Bagé); palestras sobre saúde e meio ambiente; apresentação de herbário como exemplificação dos grupos de plantas; seminário sobre os Biomas brasileiros com ênfase no Bioma Pampa; confecção de modelos atômicos; confecção de modelos didáticos com materiais reciclados; aulas experimentais com materiais alternativos, uma vez que a escola não dispõe de um laboratório de Ciências, aulas práticas sobre tipos de rocha, ar, anelídeos, entre outros com materiais coletados pelos alunos. Por meio da realização de práticas abordando os conteúdos trabalhados tem-se observado um aumento gradativo no interesse, participação e compreensão dos discentes. O incentivo no adquirir conhecimento é notório no momento em que os estudantes têm contato com as atividades práticas, sendo assim, nota-se a importância destas aulas para a qualidade da educação e apreciação pelos discentes dos conteúdos de Ciências abordados em sala de aula.

 

Palavras-chave: Ciências; metodologia; ensino

 

 


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português

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