PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ALEGRETE: A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DE ANOS FINAIS NAS AULAS DO PIBID

EDGARD GOMES DIAS, Carlos Augusto Goulart Dorneles, Rodrigo de Azambuaja Guterres

Resumo


Introdução:.Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si em atividades, façam o possível para conquistar o que almejam e é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano.Objetivo: Verificar o interesse e a motivação dos alunos sobre as aulas de educação física no PIBID.Metodologia: O presente estudo foi realizado para esclarecer os objetivos desse trabalho e o mesmo foi aplicado em turmas de 8º ano e 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Alegrete - RS. A escolha por realizar este trabalho, foi comparar a motivação dos alunos nas aulas de educação física e o porquê de os mesmos declararem estar desmotivados.Resultados:Os resultados apontam que a respeito de motivação intrínseca, os alunos se mostraram receptivos e dispostos a aprender as mais diversas aulas, entretanto, sobre motivação extrínseca, foi possível perceber que a presença dos colegas por hora benéfica, pode também afastar os alunos das aulas.Em relação à participação nas aulas, a grande maioria (60%) relatou gostar da prática de atividade física e 40% gostam de aprender novas habilidades. Quando a pergunta foi qual o motivo de gostarem das aulas de Educação Física no PIBID a resposta com mais de 80% foi que eles têm aulas diferenciadas e se interessam pelas aulas pelo motivo de movimentarem muito o seu corpo. Quando a pergunta foi o motivo de não gostarem das aulas, a resposta mais votada foi que não conseguem realizar bem as atividades. Participam muito das aulas de Educação Física no PIBID por estarem com seus amigos. E também foi analisado que gostam por esquecerem de outras aulas, sendo um momento de liderança nas aulas do PIBID, cada um se diz sentir mais livre, ao mesmo tempo percebe-se o quanto eles rendem nessas aulas.Conclusão: Com o resultado da pesquisa podemos confirmar que as motivações tanto extrínseca quanto intrínseca são importantes para o processo ensino aprendizagem nas escolas e nas aulas de Educação Física. Na motivação intrínseca, pode-se afirmar que os alunos participam das aulas porque gostam da prática de atividades físicas, gostam das aulas porque movimentam o corpo, enquanto que não gostam das aulas quando não conseguem realizar bem as atividades.Fica exposto também que na motivação extrínseca percebe-se que os alunos participam das aulas de Educação Física porque estão com seus amigos, gostam das aulas porque se esquecem das outras matérias do currículo escolar e dizem não gostar das aulas quando alguns colegas de turma demonstram ser melhores de que os demais. Nota-se que a motivação dos alunos depende de fatores internos e externos, ou seja, que eles tenham vontade de fazer as atividades propostas com um objetivo dele mesmo. Podemos afirmar que o papel do bolsista PIBID além de transmitir o conhecimento ao aluno, é também de fazer com que aquele aluno desmotivado venha mudar de atitude e assim se motivar a realizar aquilo que para ele não era possível como, por exemplo, algum esporte ou a aprender alguma atividade física ou um conteúdo em que o mesmo não gostava de fazer.


Palavras-chave


PIBID. motivação. educação física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.