A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A INFLUÊNCIA NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES - UM ESTUDO DE CASO

CRISTIANO RODRIGUES MIRANDA., Rita Luciana Saraiva Jorge

Resumo


Pesquisas apontam que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao grau de motivação de seus colaboradores. Sem motivação a realização de qualquer tarefa fica prejudicada e se torna mais difícil, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Uma qualidade que vem proporcionando uma maior motivação, não só aos colaboradores de uma empresa e sim a todas as pessoas, é a Inteligência Emocional (I.E.). Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar e controlar suas emoções com maior facilidade. O profissional com esta qualidade possui vantagens entre os demais, pois são capazes de se auto motivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Estudos demonstram que com Inteligência Emocional um colaborador atinge outro patamar de “controle das emoções e sentimentos”, consequentemente, atinge um nível maior de motivação. Para grande parte dos estudiosos do comportamento humano, a I.E. é considerada mais importante do que a Inteligência Mental (o conhecido Q.I.), para alcançar a satisfação em termos gerais. O objetivo desta pesquisa é avaliar como a I.E. influência na motivação dos colaboradores na empresa. A pesquisa classifica-se como Descritiva e Aplicada, o método de estudo é quali-quantitativo. A obtenção dos dados está sendo realizada através de uma pesquisa de campo. A população alvo são os colaboradores e gestores da Instituição e a coleta de dados está sendo realizada no 2º semestre de 2017. Para o diagnóstico o instrumento de avaliação que está sendo usado é um questionário/entrevista, composto por questões objetivas sobre motivação/inteligência emocional. Para a análise de dados está sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo e com a utilização de uma planilha eletrônica a tabulação dos resultados. As respostas para o problema de pesquisa e para os objetivos propostos estão sendo obtidas através da analogia ao referencial teórico e comparação dos resultados encontrados até o momento. A Pesquisa encontra-se em andamento e os resultados parciais revelam que os principais fatores motivacionais utilizados pela empresa são Treinamentos e Capacitações (31%), programa de Bonificações e/ou Remuneração Adequado (31%) e Reuniões Motivacionais (25%). O Bom Relacionamento com (29%) e a Confiança e o Feedback entre Colaboradores/Gestores com (24%), são os principais elementos para a Motivação e crescimento da empresa. Com base na Ferramenta “Roda da Vida”, elementos como o Equilibrio Emocional (9%), o fator Amorosa (9%), Familiar (9%), a Plenitude/Felicidade (9%), entre outros que somaram juntos (64%), foram constatados como os elementos mais lembrados e importantes para os entrevistados. Deste modo, pode-se afirmar que a empresa vem agregando motivação a seus colaboradores através de ferramentas e ações características da Inteligência Emocional. Considera-se que a Pesquisa é de grande utilidade, pois demonstra que este trabalho é fundamental à empresa e, consequentemente, ao colaborador no que se refere ao fator motivacional. Com o equilíbrio emocional demonstrado pelos colaboradores e com um fator Motivacional elevado até o presente momento, a empresa tende a crescer ainda mais não só nas relações pessoais no ambiente de trabalho como também nas questões de produtividade e lucratividade. 


Palavras-chave


Inteligência Emocional; Motivação; Colaboradores.

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