REVISTAS – UM MÉTODO DE APRENDIZAGEM QUE UNE A TEORIA A PRÁTICA JORNALÍSTICA

ERICA Ingrid INGRID BAPTISTA EICKOFF, Glauber Pereira, Anderson Soares Ribeiro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo fazer uso da mídia impressa para produção textual e desenvolvimento da escrita jornalística. Além de oportunizar aos leitores, textos bem elaborados com assuntos interessantes, que tenham algo a acrescentar no desenvolvimento e formação de um ser crítico. Vale enfatizar aqui o uso da mídia impressa. Trata-se de um formato de revista informativa que poderá ser utilizada para o ensino e a aprendizagem, entendendo que o conhecimento humano é obtido por intermédio da comunicação, da leitura, da escrita e da diagramação. Ao fazer uso desse tipo de mídia, como ferramenta de aprendizagem, em especial a escrita, os acadêmicos e professores tem a possibilidade de utilizar para descrever/reescrever suas ideias, comunicar-se, trocar experiências e produzir histórias, desenvolvendo o gosto pela leitura e o prazer de escrever. Ainda, a elaboração de materiais como estes, torna estes acadêmicos e orientadores mais capacitados, e com senso crítico mais apurado. Este trabalho foi desenvolvido no curso de jornalismo, na disciplina de planejamento gráfico, onde além de aplicar os conteúdos trabalhados durante os semestres passados, ainda faz o uso das técnicas de redação jornalística, mostrando como o conjunto de uma boa diagramação, textos e fotos alinhados de forma correta, e impressão de qualidade, contribuem para chamar a atenção dos leitores, tendo assim, um retorno satisfatório. O presente trabalho apresenta que, através de uma atividade prática, da elaboração de uma revista na universidade, é possível integrar com incentivo à leitura e escrita, expandindo a pesquisa para o contexto social, por meio do desenvolvimento de habilidades e capacidades de atuarem de maneira participativa e crítica, possibilitando a aquisição de conhecimentos e construindo novos, numa integração com o coletivo e o individual dos envolvidos, pois não só os acadêmicos, como também os professores, abrem espaços para novos entendimentos. Pesquisas revelam que, principalmente os jovens, despertam suas capacidades de avaliações, utilizando o conhecimento prévio, com isso, ampliam o vocabulário. Com isso, sinalizam o alcance dos objetivos propostos, que tinha por foco, o desenvolvimento de um material, com as características e gostos, dos envolvidos em sua construção, o tornando legível, não apenas por textos leves, mas ainda, sem poluição visual, considerando que esta é uma atividade que não se encerra, mas que tem continuidade como mais um instrumento de apoio à aprendizagem, tanto para os acadêmicos que farão as próximas edições, quanto aos leitores que receberão um material de alta qualidade, bem elaborado e com uma estética diferenciada das encontradas no mercado atual.


Palavras-chave


revista, aprendizado, diagramação.

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