MÉTODO MONTESSORIANO DE APRENDIZAGEM

MARIA NOEL MIRANDA YAGUNA, Adriana Brito dos Santos de Moraes, Ana Clara Fidelis Bernardo, Victhória Menezes R. Gonçalves Silva, Lorenzo Veber, Bruno Teixeira

Resumo


O sistema Montessoriano de educação baseia-se na concepção de que as crianças absorvem plenamente todas as informações recebidas, aprendendo a ler e escrever como aprendem a engatinhar e andar, espontaneamente. O trabalho de Maria Montessori (1870-1952), primeira médica italiana em 1884, não se fixou somente em desenvolver um novo método de ensino, mas em ajudar a criança a alcançar o máximo de seu potencial. O presente trabalho tem por finalidade conhecer e compreender pontos relevantes para a educação na obra de Maria Montessori e sua pedagogia. Em sua prática médica, as observações levaram-na a analisar o processo de aprendizado das crianças, concluindo que os alunos constroem sua aprendizagem a partir do ambiente. O trabalho com crianças fez com que Montessori estudasse Pedagogia, Psicologia Experimental e Antropologia. A partir das experiências de sucesso com crianças doentes mentais, desenvolveu com êxito o trabalho com crianças saudáveis e rapidamente sua proposta pedagógica espalhou-se pela Europa. O propósito básico do método é liberar as possibilidades de cada criança para que se autodesenvolva dentro de um ambiente estruturado. Com isso, elas participam ativamente de seu desenvolvimento e aprendizado. A pedagogia Montessoriana nasceu do conceito de ajudar o aluno a obter desenvolvimento integral para alcançar o sumo de suas capacidades intelectuais, físicas e espirituais. A educação se dá sobre bases científicas e no trabalho da criança com a colaboração do adulto/professor. Assim, a escola não é um lugar onde o professor transmite conhecimento, mas onde a inteligência e a parte psíquica dos alunos se desenvolvem através de um processo livre com material didático especializado. Através de uma revisão sistemática da literatura, o foco de pesquisa é a obra de Maria Montessori. Para o desenvolvimento e as conclusões, buscaram-se artigos acadêmicos e científicos que tratassem do método, além de revistas de psicologia e livros publicados entre os anos 2010 e 2014, em português e espanhol. O critério de escolha dos artigos priorizou a literatura que auxiliasse conhecer e compreender o método, assim como focalizar o sucesso de sua aplicação na atualidade. Foram excluídos artigos anteriores a 2010 e que oferecessem um comparativo com outros métodos. Foram encontrados 22 artigos sobre o sucesso na aplicação do sistema. Mesmo assim, pôde-se constatar que a Pedagogia Montessoriana é pouco conhecida pelos meios acadêmicos e profissionais, além de pouco aplicada nas escolas. A partir da pesquisa concluiu-se que o sistema Montessoriano de ensino é de simples aplicabilidade. Os materiais preparados cientificamente, adequados à idade e meta de ensino e os espaços amplos e descomplicados, podem ser facilmente produzidos. Ainda assim, a pouca divulgação e desconhecimento da pedagogia, mesmo com excelentes resultados, dificultam sua difusão e emprego desse método de ensino na atualidade.

PALAVRAS-CHAVES: Montessori, educação, pedagogia


Palavras-chave


Montessori, educação, pedagogia

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