PIBID: REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Sabrine Severo Saraiva, Natiéli Machado Gonçalves, Vera Cristina Vaz Rangel, Camila Bittencourt, Jones Freire, Helen Lúcia da Cruz Miranda

Resumo


 

O espaço escolar é o local onde os alunos adquirem conhecimento e experiências através de teorias e práticas. Considerando por este motivo a importância de que se estabeleça em um local adequado e de qualidade e principalmente que todos envolvidos tenham a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Um ambiente aprazível, harmonioso e bem cuidado proporciona aos discentes, docentes e à comunidade escolar diversos benefícios para melhoria na aprendizagem e valorização do espaço escolar, tornando a escola agradável para o trabalho e convivência diária. A Educação Ambiental requer conhecimento de caráter social como: valores culturais, morais, justiça, saúde, a noção de cidadania, entre outros aspectos que devem ser trabalhados no ambiente escolar com toda a comunidade escolar. Portanto vimos neste trabalho de revitalização do espaço escolar a oportunidade de trabalhar a Educação Ambiental de forma prazerosa, exercendo a cidadania e tornando toda a comunidade agente de transformação. Este trabalho teve como objetivo a revitalização do espaço escolar através do plantio de mudas de flores e árvores, limpeza, pintura e organização dos espaços com enfoque na educação ambiental. Pela conscientização através de palestras e vivências práticas buscou-se beneficiar toda comunidade escolar e proporcionar bem estar social e contato com a natureza. Este subprojeto faz parte de um projeto que tem como foco a educação ambiental, foi implantado pelo curso de Ciências Biológicas PIBID/ Urcamp há cerca de um ano e meio em uma escola municipal de ensino fundamental, de Bagé, RS. A revitalização das áreas externas da escola teve a contribuição dos alunos, pibidianos e também da comunidade escolar. Foram realizados trabalhos de conscientização ambiental, palestras e interação dos envolvidos com as atividades de revitalização. Onde toda comunidade escolar contribuiu para aquisição e plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e flores, no reaproveitamento de pneus inservíveis e na pintura dos mesmos para acondicionar as flores em canteiros dispostos na frente e laterais da escola.  A manutenção, conservação e limpeza dos ambientes tornou-se compromisso de todos envolvidos, evidenciando-se a conscientização e comprometimento dos alunos e da comunidade escolar colocadas em prática. Os alunos mostraram-se mais participativos e criativos e é notável a melhoria na estética da escola e principalmente a responsabilidade da comunidade escolar com o meio ambiente. Conclui-se que este projeto contribuiu de uma forma significativa para todos os envolvidos e para todos que convivem no ambiente escolar, possibilitou a apropriação, a responsabilidade, aumentou o comprometimento e conscientização com a natureza e o zelo pela escola, dando mais vida para o local, além de tornar o ambiente escolar bonito e agradável para o convívio.  

 

Palavras-chave: educação ambiental; reaproveitamento; conscientização.

 

 

 


Palavras-chave


educação ambiental; reaproveitamento; conscientização.

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