USO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

ANDRE TEIXEIRA TEIXEIRA DE OLIVEIRA, DAIANE FARIAS FARIAS FREITAS, ANA LIDIA MACHADO MACHADO DOS SANTOS, HELEN LUCIA CRUZ CRUZ MIRANDA

Resumo


O laboratório de Biologia é um dos recursos importantes no espaço escolar, auxiliando o professor e o aluno a atingir o conhecimento proposto pelo material didático, ampliando a motivação por aulas das disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia.O uso do laboratório em escolas públicas, como ferramenta curricular, ainda depende de certas melhorias dos espaços físicos, melhoria do espaço destinado às aulas práticas, da ausência de material, de equipamentos, vidrarias e reagentes, e quando existente este espaço é pouco utilizado pelos professores como complemento eapoio as teorias aplicadas em sala de aula nas suas disciplinas. Este trabalho teve por objetivo utilizar recursos disponíveis em uma escola estadual, para desenvolver aulas práticas no Laboratório e no espaço escolar e verificar a compreensão dos alunos após as mesmas. O trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2016 no município de Bagé, RS, com duas turmas dentre elas, 49 alunos participaram sendo 28 alunos do 6° ano e 21 alunos do 8° ano do ensino fundamental. Anteriormente ao início das atividades três acadêmicos do curso de Ciências Biológicas visitaram a escola, conheceram sua estrutura, foi feita também uma analise do espaço físico da escola e do Laboratório, realizando o levantamento do material existente e condições de uso. Através de conversas com os professores pode-seidentificar os tipos de aulas e metodologias desenvolvidas na escolae estabelecer como seria realizado o trabalho, que constou das seguintes etapas:  Elaboração e execução das aulas práticas, abordando os conteúdos trabalhados pelo professor e posterior avaliação dos alunos para verificação do desempenho e comparação com o desempenho anterior às atividades práticas. Para as aulas práticas foram utilizados: áudio e vídeos, manequins como modelos didáticos demonstrando os sistemas do corpo humano, visualização de lâminas histológicas em microscópio ótico e também a utilização do pátio da escola como laboratório vivo. Os resultados do desempenho dos alunos antes e depois do desenvolvimento das atividades práticas foram analisados através de gráficos. Após os testes pode se observar que nas avaliações realizadas antes das aulas práticas os alunos do 6° ano atingiram no máximo a nota 75, em uma escala de 0 a 100, e após as aulas práticas alguns destes mesmos alunos obtiveram a nota máxima. Os alunos do 8º ano apresentaram nas primeiras avaliações a nota máxima de 85 e na segunda avaliação alguns alunos também alcançaram a nota máxima, 100. Destaca-se que em ambas as turmas na primeira avaliação havia alunos abaixo da média estipulada para aprovação da escola, que é 60, e na segunda avaliação nenhum desses alunos ficaram abaixo dessa média.Considera-se que através das aulas práticas aplicadas aos alunos utilizando o laboratório de biologia, houve melhora significativa no rendimento escolar, proporcionando um melhor entendimento dos conteúdos desenvolvidos.


Palavras-chave


educação; aula prática; rendimento escolar.

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