PIBID: Mudando Caminhos

IANDRA DANIELI CASTELINI, IDENE MARIANO GODOIS

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar um relato parcial do projeto que está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Camilo Alves Gisler, 7º ano na disciplina de Português, iniciado no dia 30 de Março de 2017 até o presente momento, pelo grupo de bolsistas de Iniciação à Docência, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. Desde sempre vem se notando a grande evasão escolar e nós como futuros professores temos um papel fundamental na vida dos alunos. As observações realizadas na escola revelaram que os adolescentes, a partir da inserção das atividades do projeto, obtiveram uma mudança positiva, pois abriu-se um espaço para que o aluno se arriscasse, errasse, decidisse, negociasse, vibrasse, sem que isso implicasse algum tipo de humilhação ou constrangimento e, dessa forma, todos tiveram oportunidade de se expressar. Buscando distintos métodos e recursos para ajudar nesse processo o primeiro tema proposto foi trabalhar um autor, onde através de vídeos, pesquisas e livros, puderam conhecer melhor esse meio e até criaram um livro de pomas  com as próprias ilustrações do autor trabalhado. Pudemos observar que através de dinâmicas, o convívio entre os alunos melhorou significativamente, já que são de uma área mais carente e que não tem uma grande perspectiva de vida, mas se pudermos incentivá-los, eles podem sim sonhar grande. É na escola, no seu dia a dia, que se manifesta a diversidade artística e cultural das crianças, deste modo, em sala de aula usamos a música como ferramenta de aprendizagem, melhorando a escrita e a interpretação textual, trazendo temas do cotidiano e até reflexões. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a interpretação através de ilustração, confecção de material expositivo, reflexões sobre a família, conhecendo a poesia, música na sala de aula e jogo da vida. Vale dizer que o resultado dessas atividades foi extremamente satisfatório.  Ensinar é contribuir no processo do aluno para que ele tenha consciência sobre si mesmo, dos outros e da sociedade. É dispor várias ferramentas para que se possa escolher e saber os caminhos a serem tomados, que tenha sua própria visão de mundo.


Palavras-chave


Mudança;Ensino;Dignidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.